2020/11/26

PS5 está a superar Xbox Series X mais potente?

Embora a nova Xbox Series X leve vantagem no GPU sobre a PS5, a consola da Sony está a ter resultados melhores nalguns jogos.

Com as mais recentes consolas da MS e Sony já disponíveis, torna-se inevitável a comparação entre elas. Tecnicamente, o GPU de 12 teraflops da Xbox Series X (que a torna na consola "mais poderosa de sempre") deveria garantir um melhor desempenho que o GPU de 10.28 teraflops da PS5, mas na prática isso nem sempre acontece. Em vários jogos a PS5 consegue superar os resultados da Xbox Series X, quase sempre nos jogos com modos a 120Hz - em que a consola da Sony consegue mantê-los de forma mais estável, enquanto na Xbox se verificam mais quebras e redução de framerate.



Mas, é ainda muito cedo para se tirarem conclusões, e noutros jogos ou em modos raytracing, a Xbox Series X leva vantagem sobre a PS5. Em qualquer um dos casos, os jogadores deverão estar bem satisfeitos com aquilo que ambas as consolas conseguem fazer; e com destaque para o inestimável Quick Resume de lançamento rápido de jogos na Xbox; e não tanto para a incompreensível decisão da Sony de ter complicado o acto de desligar a PS5.

14 comentários:

  1. Carlos, não percebo esta noticia... Foi pago?
    A PS5 tem variação de FPS, tanto nos 120 fps como nos 60 e em casos a chegar aos 40fps, mas é a melhor consola em que tem fps mais estáveis?
    A variação de FPS, bem como o frame time, na PS5 é tanta, que mete medo!

    PS5 é a melhor né?
    BTW ja vi o original da noticia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada caso é um caso. E como refiro "Mas, é ainda muito cedo para se tirarem conclusões, e noutros jogos ou em modos raytracing, a Xbox Series X leva vantagem sobre a PS5."
      Seja como for, tendo em conta a potência adicional, não deveria haver nenhum jogo ou modo em que a Xbox não devesse igualar ou superar a PS5 (em termos técnicos). Mas, também terá a ver com a forma como os developers tiram, ou podem / sabem tirar, partido do hardware.

      P.S. Sabes que sou fã Xbox, certo? E estou muito satisfeito com a Series X. :)

      Eliminar
    2. "é a melhor consola em que tem fps mais estáveis" onde está isto na noticia? Calma ja vimos que és Xbox mas isto não passa de alguns casos pontuais. Calma que amanha será um dia melhor

      Eliminar
    3. P.S. Não esquecer que no próprio título coloco em forma de questão. :)

      Eliminar
    4. "Em vários jogos a PS5 consegue superar os resultos da Xbox Series X, quase sempre nos jogos com modos a 120Hz - em que a consola da Sony consegue mantê-los de forma mais estável, enquanto na Xbox se verificam mais quebras e redução de framerate."

      Eliminar
    5. Vitor, essa parte é um facto, como podes ver no video. Tens lá jogos em que a PS5 mantém os 120Hz enquanto a X vai saltitando. Isso é inegável.
      O que se pode por em causa, como já foi referido e bem noutros comentários, é se a PS5 não estará a usar outras técnicas que simplifiquem o rendering, que não estejam a ser aplicadas na X - e daí voltamos à questão inicial: a PS5 supera a X nalguns jogos, mas "será que supera" (quando se esclarecer se está a fazer exactamente o mesmo)?

      Eliminar
  2. Não terá a ver com o modo "high frame rate" na PS5 usar raytracing parcial, o que reduz a carga gráfica, e lhe dá uma vantagem significativa face à Xbox (sacrificando um pouco a qualidade)?

    ResponderEliminar
  3. A PS5 utiliza uma técnica chamada checkerboarding, para fazer upscaling para 4k, enquanto que a Xbox renderiza a imagem nativamente a 4k.

    Isto resulta em melhores framerates para alguns jogos na PS5 do que na Xbox, com uma redução de qualidade de imagem, por vezes impercetível a partir de certa distância que estivermos da TV.

    Apesar de isto ser algo geralmente considerado positivo, não permite fazer este tipo de comparações, são abordagens diferentes que resultam em performance e qualidade de imagem diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tudo influencia. Como disse, é ainda cedo para tirar conclusões... e por agora, acho que ninguém se vai queixar. :)

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Penso que o melhor é mudar o título para XboX Series X e não One

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O raio dos nomes das XBox são mesmo propícios para enganos. E agora vamos ter que gramar com isto mais meia dúzia de anos pelo menos...

      Eliminar