2020/11/20

Symantec denuncia ataque de hackers chineses a empresas por todo o mundo

A Symantec diz ter descoberto uma campanha de ataques a empresas espalhadas pelo mundo, com origem num grupo de hackers que se pensa ser apoiado pela China.

O grupo Cicada - também conhecido por APT10, Stone Panda ou Cloud Hopper (cada empresa de segurança tem a sua própria designação para eles) - tem estado a expandir a sua campanha de ataques, recentemente sido apanhado a tentar infiltrar-se em empresas de diversas regiões (EUA, Europa, Ásia). Este grupo tradicionalamente focava-se em empresas japonesas, que têm sido o seu alvo ao longo da última década, mas agora parece ter adicionado à lista de alvos empresas e entidades que de alguma forma estão relacionadas com o japão ou empresas japonesas.

Um dos focos principais parecem ser empresas relacionadas com a indústria automóvel, mas também foram detectados ataques a empresas de outros sectores, como farmacêutica, electrónica, produtos industriais, e até entidades governamentais.

Estes ataques são feitos usando técnicas que fazem parte do modo de operação deste grupo, usando DLL side-loading, em que um ficheiro DLL legítimo do Windows é substituído por uma versão maliciosa, que permite aos atacantes ganharem controlo sobre a máquina. Os investigadores dizem também ter encontrado provas de que os hackers copiaram dados destas empresas; e que esta é uma ameaça que todas as empresas deverão levar a sério, e ainda mais no caso de fazerem parte do "grupo de risco".

3 comentários:

  1. A Symantec não é americana..?!! não questionando que seja verdade, mas não será exagerada a escala ao estilo do sr. Trump...

    ResponderEliminar
  2. Já basta o coronavirus devido a essa gente da China agora temos de aguentar hackers chineses... Todo o mundo tem de se juntar contra a China ou estamos perdidos.
    Eu pessoalmente não gosto do Trump nem sou apoiante, mas há coisas dos chineses que ele diz é verdade e ninguém acredita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A China quer dominar o mundo e está a comprar o silêncio dos países - Portugal incluído. Neste documentário está tudo bem explicado:
      https://www.youtube.com/watch?v=EeeQHj65v-s

      Eliminar