2020/11/16

Vacina Covid-19 da Moderna com 94.5% de eficácia

O cenário Covid-19 fora de controlo faz com que o foco nas vacinas se torne numa das soluções mais desejadas, e há uma nova vacina que diz ter excelentes resultados e ser de distribuição mais simples.

Nunca tanta atenção foi dada a uma vacina nestas últimas décadas como a que está a ser dada à vacina Covid-19, com várias empresas em contra-relógio para lançarem no mercado uma que permita controlar o flagelo que se tornou numa pandemia global. E com isso também se fica informado quanto às dificuldades logísticas que algumas das vacinas apresentam.

Uma vez que usa mRNA, que se degrada com facilidade, a vacina da Pfizer tem que ser mantida a temperaturas de -70ºC durante o transporte e armazenamento. Já no caso desta vacina da Moderna, para além de uma eficácia de 94.5% (acima do que os investigadores esperavam), tem a grande vantagem de poder ser mantida até 30 dias a temperaturas normais de frigorífico, entre 2ºC e 8ºC - algo que facilitará imensamente toda a cadeia logística de distribuição.

A empresa diz que terá 20 milhões de doses prontas até ao final do ano, e poderá produzir entre 500 milhões e 1000 milhões de doses em 2021. Tal com a da Pfizer, também a vacina da Moderna precisará de duas doses.

4 comentários:

  1. As vacinas que teem anunciado passam por cima de varios protocolos de segurança. A maioria das vacinas passa por um periodo de observação de 5 a 10 anos até ser considerada segura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo é relativo. Estás a falar de uma doença que já matou mais de 1.3 milhões de pessoas a nível mundial.
      Acho que se justifica um protocolo de segurança mais acelerado para evitar que se somem mais alguns milhões - havendo garantias mínimas que os benefícios superam os riscos.

      Eliminar
    2. Não é tudo relativo. A gripe mata mais gente todos os anos e não são atropelados os rigores científicos utilizados. Caso esta vacina seja administrada aos pontapés, e se por acaso, daqui a 2-3 anos tiver repercussões muito maiores que a do próprio vírus, chegas-te à frente?

      Eliminar
    3. @spammy a gripa mata mais gente do que o quê todos os anos? Do que a COVID-19?

      Eliminar