2020/12/19

Concessionários VW não recomendam ID.3

Um estudo feito na Alemanha revela que a VW tem um último grande problema a resolver para colocar os seus carros eléctricos nas estradas: os vendedores dos seus próprios concessionários.

Para além de se preocupar com produzir carros em volume suficiente e garantir que os bugs de lançamento e funcionalidades em falta chegam efectivamente ao ID.3, a VW tem agora novo problema embaraçoso para resolver. Um estudo feito pela Greenpeace recorreu a dezenas de clientes mistério para visitarem mais de 800 stands VW com o ID.3, para avaliarem até que ponto a marca estava a direccionar os clientes para os seus carros do futuro, e os resultados não foram positivos.

Todos os clientes apresentavam um perfil de utilização que seria adequado para um carro eléctrico, e metade das vezes faziam-se de interessados expressamente no ID.3, e nas outras vezes diziam não ter preferência e deixavam que fosse o vendedor a fazer a recomendação. Neste último caso, apenas 4% recomendaram o ID.3 como carro ideal; e mesmo para aqueles que se mostravam mais interessados no carro eléctrico, apenas 16% dos vendedores fez essa recomendação. Também não ajudará que cerca de metade deles não sabia responder, ou respondia erradamente, a questões referentes aos carros eléctricos - por vezes chegando mesmo a usar alguns dos mitos falsos para desincentivar a sua escolha.

É mais um episódio triste para a VW, mas os concessionários já se apressaram a descartar as culpas, dizendo que este resultado se deve unicamente à falta de formação por parte da VW, para que os vendedores estejam devidamente informados. Seja como for, se alguém já se aventurou num stand da VW por cá para ver que tal é o ID.3, pode deixar ficar a sua experiência nos comentários.

12 comentários:

  1. O Carro é feio, não tem nada a ver com as linhas da marca. Não admira que ninguém lhe pegue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é mesmo essa, ser um corte com o passado.

      Eliminar
  2. A falta de formação e conhecimento sobre o ID.3 é incrível. Por experiência própria numa visita a um concessionário, o esforço para empurrar para um Golf GTE ou similar foi grande.
    O carro está super bem pensado, cheio de detalhes bem superiores à Tesla e com melhor qualidade de construção.
    Tem tudo para se rum sucesso, veremos isso em 2021 com a versão de 48 kWh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm.. detalhes superiores à Tesla? Quais? O software inacabado e cheio de bugs? Melhor qualidade de construção? Piada do ano....

      Eliminar
    2. Bem, deixo as piadas para ti. Mas igual chacota é qualquer alinhamento de painel da Tesla. Simplesmente inadmissível para 50k+. Não é um Apple com rodas...
      o software da Tesla é permanentemente inacabado. Isso tem sido o seu segredo!

      Eliminar
    3. https://abertoatedemadrugada.com/2019/07/funcionarios-da-tesla-dizem-que-model-3.html?m=1

      Eliminar
  3. Verdade, a minha irmã está a comprar um carro e quando ela fala em elétrico o vendedor da concessionaria diz ara não se virar para aí. Isto na kia e a peugeot, já para não dizer que o que lhe disseram foi que são carros que lhes dão mais problemas d que os a gasolina e também lhes disseram que não são assim tão ecológicos por causa das baterias.

    ResponderEliminar
  4. Uma correção: os 16% não são referentes ao grupo que estava expressamente interessado em elétricos, mas sim ao total dos dois grupos (8 em 50). No caso do grupo em que se assumiu o interesse nos elétricos, a percentagem seria 28% (7 em 25).

    ResponderEliminar
  5. Realmente ao preço exorbitante a que a que os carros eléctricos estão, só mesmo quem não sabe o que fazer ao dinheiro é que os compra.

    ResponderEliminar
  6. Os carros eléctricos tem menos manutenção e os stands que tem serviço de oficina não querem perder dinheiro

    ResponderEliminar
  7. Há aproximadamente 5 meses dirigi-me ao stand da VW na Ilha da Madeira, C. Santos, onde manifestei interesse no ID 3, e transmiti que quando chegasse à Madeira que entrassem em contacto...no sentido de ver e testar o carro, o que, me transmitiram que logo que recebessem eu seria contactado. Acontece que o carro de teste-drive já está na Madeira há mais de 1 mês e meio e até hoje "nada..."

    ResponderEliminar
  8. Há aproximadamente 5 meses dirigi-me ao stand da VW na Ilha da Madeira, C. Santos, onde manifestei interesse no ID 3, e transmiti que quando chegasse à Madeira que entrassem em contacto...no sentido de ver e testar o carro, o que, me transmitiram que logo que recebessem eu seria contactado. Acontece que o carro de teste-drive já está na Madeira há mais de 1 mês e meio e até hoje "nada..."

    ResponderEliminar