2020/12/15

Google explica como treinou re-iluminação de fotos nos Pixel

Os Pixel contam com uma opção de modificar a iluminação de um rosto numa foto já captada, e a Google explica como é que o conseguiu fazer.

A funcionalidade Portrait Light permite ajustar a iluminação numa foto depois de já ter sido tirada, e para isso a Google recorreu à habtitual dose de machine learning. Para o efeito, a Google recorreu a um hemisfério com 331 lâmpadas e 64 câmaras, que foi usado para captar milhares de fotos de muitas dezenas de pessoas, captando o impacto que cada luz tinha individualmente nos rostos.

Essas imagens foram usadas para treinar os modelos de machine learning, que se encarregam de transferir o mesmo efeito para as fotos captadas pelos utilizadores. E com isto, os utilizadores ficam livres de poder "brincar" com a luz nestas fotos, posicionando esta iluminação virtual em qualquer posição (através do Google Photos, para as fotos de rostos) e vendo o efeito que terá no rosto... sem necessidade de terem um estúdio físico com iluminação à disposição.

Nos Pixel 4 e Pixel 5, a app da câmara aplica automaticamente o Portrait Light nas fotos com rostos, tanto em modo normal como em modo Night Sight; nos Pixel mais antigos será necessário aceder à opção respectiva na opção de edição da foto. A alteração manual do posicionamento da luz continua a ter que ser feita através do Google Photos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)