2020/12/03

M1 da Apple corre Windows ARM mais rápido que Surface Pro X

Os Macs M1 da Apple voltam a deixar ficar mal a Microsoft e Qualcomm, ao correrem o Windows 10 ARM mais rápido que o Surface Pro X.

Depois do Windows 10 x86 emulado, já há quem tenha conseguido correr em o Windows 10 ARM em modo de virtualização nos Mac M1 da Apple, e os resultados voltam a dar grande vantagem à Apple. A primeira geração de Macs com chip M1 ARM da Apple tem dado bastante que falar, mas há que relembrar que a MS também já tem tentado preparar o Windows 10 para uma eventual transição para os ARM há vários anos (embora com o grande problema de não contar com compatibilidade integrada com apps Win32 tradicionais) e mais recentemente com o Surface pro X. Seja como for, fica agora demonstrado que a MS e a Qualcomm têm que acelerar o passo caso queiram fazer frente à Apple, já que estes Macs M1 conseguem correr o Windows 10 ARM significativamente mais rápido que o Surface Pro X da MS.

No Geekbench, o Surface Pro X fica-se por um resultado de 793 pontos em single-core e 3113 em multi-core, enquanto que um Mac Mini com M1, a correr o Windows 10 virtualizado, atinge 1515 e 4998 pontos respectivamente.


Parece-me que tanto a MS como a Qualcomm irão passar esta época de Natal a trabalhar horas extra, para se apressarem a fazer chegar ao mercado uma máquina que possa servir como alternativa a estes Macs M1.

2 comentários:

  1. São sócias a Microsoft e a Qualcomm? Aliaram-se para impedir que um PC (não Mac) com um SoC ARM da Apple corra o Windows?
    É por causa de muito pessoal não comprar esses PCs por os considerar infetados?
    A Apple já disse que não vendia M1 para PCs nem licenciava a tecnologia? Mesmo que vendesse/licenciasse seria muito caro?

    O que parece certo é que a Apple “Que não acerta uma desde a morte de Steve Jobs” voltou a ultrapassar a concorrência por uma larga margem.

    ResponderEliminar

[pub]