Quem se aventura no mundo do Home Assistant para controlar a sua casa tem infinitas opções de interface à disposição, mas um dos mais populares consiste em replicar a planta da casa.
No mundo do Home Assistant (ou plataformas idênticas), existem tantas opções "correctas" de interfaces quanto o número de pessoas que os utilizam. Há quem prefira ter acesso a uma grelha ou lista de elementos, há quem prefira ter um interface de texto, há quem prefira um interfaces gráficos estilizados, há quem prefira tentar replicar o aspecto visual fotorealista da sua casa. É precisamente este último que é demonstrado no vídeo que se segue.
Mesmo que possa acabar por não ser o interface mais eficiente, tem algumas grandes vantagens que fazem com que deva ser considerado. Para começar, é um interface que será de uso imediato até por quem não tiver qualquer experiência a usar este tipo de sistemas; e uma vez que hoje em dia podemos encontrar tablets interessantes a preço reduzido, não será preciso um grande investimento adicionar um (ou mais) tablets em locais estratégicos da casa com um interface deste tipo, para facilitar a supervisão e controlo.
... Por outro lado, não esquecer que o principal objectivo de se ter uma casa dita "inteligente", é que nunca se tenha a necessidade de andar a ligar e desligar coisas manualmente, mesmo que seja num tablet com um interface atractivo. ;)
2020/12/30
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Espetacular... não deve ser nada fácil chegar a este nível de detalhe... nem o custo total da solução em termos de hardware instalado para tudo e mais alguma coisa (mesmo se utilizados módulos low cost) :)
ResponderEliminarO custo é relativo, é comprar as coisas a pouco e pouco 10€ aqui 5€ dali. Depois quanto mais se faz, mais se quer fazer.
Eliminar(Já vi no passado tutoriais de como fazer a planta - com recurso a plataforma freeware), mas daí a integrar tudo no HA, e com a fluidez que vemos neste vídeo, não é qualquer um!
ResponderEliminar