2020/12/25

Zoom pede reboot semanal nos Macs

Os utilizadores do Zoom nos Macs estão a ser confrontados com um pedido de reboot automático semanal, para que o programa "corra bem".

O Zoom pode ser o mais popular serviço de video-conferência do momento, mas está longe de ser o serviço com o programa melhor programado. E a demonstrá-lo está a ridícula situação do Zoom chegar ao ponto de pedir que os utilizadores façam um reboot semanal do sistema, para disfarçar os bugs e perdas de memória que o programa tem.

Bem, acho que podemos considerar positivo que a empresa ache que baste um reboot semanal - em oposição a um reboot diário - mas, num empresa desta dimensão, a simples menção de que será conveniente fazer um reboot para resolver problemas do programa, é já indicador de que existe algum problema com o programa, e que em vez de corrigirem isso, estão a optar pela saída mais fácil.

Confesso que, se por um lado acho ridículo este tipo de situações, por outro lado também posso sentir-me solidário. Já passei por situações em que problemas de memory leaks eram causados por bugs da linguagem de programação ou bibliotecas externas, sem que nada se pudesse fazer quanto a isso. Mas, quando se trata de um serviço à escala mundial, usado por milhões de pessoas... não me parece que o problema se possa atribuir à falta de recursos.

Eu só tenho usado o zoom na web, e felizmente continuo a conseguir manter os meus reboots a uma única vez a cada 3 ou 4 meses (já o Chrome, esse lá vou tendo que fazer um restart quase semanalmente, quando começa a passar os 16GB de RAM ocupada...)

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]