O Zoom pode ser o mais popular serviço de video-conferência do momento, mas está longe de ser o serviço com o programa melhor programado. E a demonstrá-lo está a ridícula situação do Zoom chegar ao ponto de pedir que os utilizadores façam um reboot semanal do sistema, para disfarçar os bugs e perdas de memória que o programa tem.
Bem, acho que podemos considerar positivo que a empresa ache que baste um reboot semanal - em oposição a um reboot diário - mas, num empresa desta dimensão, a simples menção de que será conveniente fazer um reboot para resolver problemas do programa, é já indicador de que existe algum problema com o programa, e que em vez de corrigirem isso, estão a optar pela saída mais fácil.Zoom is effectively admitting here that their software has so many memory leaks that rather than fix the leaks, they’re asking for permission to automatically reboot your Mac once a week. https://t.co/eDkG8JzJqo
— John Gruber (@gruber) December 24, 2020
Confesso que, se por um lado acho ridículo este tipo de situações, por outro lado também posso sentir-me solidário. Já passei por situações em que problemas de memory leaks eram causados por bugs da linguagem de programação ou bibliotecas externas, sem que nada se pudesse fazer quanto a isso. Mas, quando se trata de um serviço à escala mundial, usado por milhões de pessoas... não me parece que o problema se possa atribuir à falta de recursos.
Eu só tenho usado o zoom na web, e felizmente continuo a conseguir manter os meus reboots a uma única vez a cada 3 ou 4 meses (já o Chrome, esse lá vou tendo que fazer um restart quase semanalmente, quando começa a passar os 16GB de RAM ocupada...)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)