As preocupações crescentes com a privacidade têm feito com que haja cada vez mais pessoas a quererem afastar dos actuais gigantes da indústria (Google, Facebook, etc.) e isso é algo que finalmente está a fazer as coisas mexerem a níveis que causam impactos visíveis. No WhatsApp, o descontentamento com as novas regras já levou o Facebook a adiar a sua entrada em vigor por três meses, numa altura em que o Telegram e o Signal vão acumulando utilizadores em número recorde. E nas pesquisas, embora ainda esteja longe dos números da Google, não deixa de ser interessante ver que o DuckDuckGo superou 100 milhões de pesquisas diárias pela primeira vez.
Signal is blowing all records, and DuckDuckGo just passed 100,000,000 searches in a day. Privacy is cool 😎 👏 https://t.co/o3Oa9Pxe3m
— DHH (@dhh) January 16, 2021
Quanto ao Singal, o afluxo de utilizadores causou até alguns problemas no seu funcionamento ao longo dos últimos dias, mas que a empresa diz já estarem resolvidos.
We have been adding new servers and extra capacity at a record pace every single day this week nonstop, but today exceeded even our most optimistic projections. Millions upon millions of new users are sending a message that privacy matters. We appreciate your patience.
— Signal (@signalapp) January 15, 2021
O número de 100 milhões de pesquisas diárias é significativo, mas é preciso ter em conta que continua a ser uma "gota de água" face aos 5 mil milhões de pesquisas diárias que o Google tem. No entanto, e tal como para muitas outras coisas, é importante relembrar que esta é uma decisão que depende de cada um. Se cada pessoa optar por começar a usar o DuckDuckGo como motor de pesquisa principal, que não está interessado em acumular o máximo de informação sobre cada utilizador - mesmo que ocasionalmente tenha que recorrer ao Google para algo em que o DuckDuckGo não nos ajude - estaremos a demonstrar que afinal há quem se preocupe com a recolha (excessiva) de dados que é feita actualmente, e que está a fazer a sua parte para que as coisas mudem.
Como é que eles ganham dinheiro?
ResponderEliminar