2021/01/18

DuckDuckGo supera 100M de pesquisas diárias

O ano de 2021 começa bem para o DuckDuckGo, que atingiu 100 milhões de pesquisas diárias pela primeira vez.

As preocupações crescentes com a privacidade têm feito com que haja cada vez mais pessoas a quererem afastar dos actuais gigantes da indústria (Google, Facebook, etc.) e isso é algo que finalmente está a fazer as coisas mexerem a níveis que causam impactos visíveis. No WhatsApp, o descontentamento com as novas regras já levou o Facebook a adiar a sua entrada em vigor por três meses, numa altura em que o Telegram e o Signal vão acumulando utilizadores em número recorde. E nas pesquisas, embora ainda esteja longe dos números da Google, não deixa de ser interessante ver que o DuckDuckGo superou 100 milhões de pesquisas diárias pela primeira vez.


Quanto ao Singal, o afluxo de utilizadores causou até alguns problemas no seu funcionamento ao longo dos últimos dias, mas que a empresa diz já estarem resolvidos.

O número de 100 milhões de pesquisas diárias é significativo, mas é preciso ter em conta que continua a ser uma "gota de água" face aos 5 mil milhões de pesquisas diárias que o Google tem. No entanto, e tal como para muitas outras coisas, é importante relembrar que esta é uma decisão que depende de cada um. Se cada pessoa optar por começar a usar o DuckDuckGo como motor de pesquisa principal, que não está interessado em acumular o máximo de informação sobre cada utilizador - mesmo que ocasionalmente tenha que recorrer ao Google para algo em que o DuckDuckGo não nos ajude - estaremos a demonstrar que afinal há quem se preocupe com a recolha (excessiva) de dados que é feita actualmente, e que está a fazer a sua parte para que as coisas mudem.

1 comentário: