2021/02/18

Chrome OS ganha captura de ecrã em vídeo

A Google continua a adicionar funcionalidades ao Chrome OS, que agora passa a facilitar a captura de ecrã em vídeo, entre outras coisas.

A captura de ecrã em vídeo é uma ferramenta quase indispensável tanto para professores como alunos, para facilitar a apresentação de trabalhos - particularmente numa altura em que se está a depender do ensino à distância por conta do confinamento Covid-19. E agora, é algo que poderá ser feito directamente num Chromebook e sem complicações, após receberem a actualização de Março.

O sistema surge integrado na opção de captura de ecrã, que passa a apresentar um selector para se escolher entra captura em imagem ou vídeo, a par das opções para se fazer a captura do ecrã completo, de uma janela, ou apenas de uma área do ecrã.
A par disto também temos melhorias nas funções de acessibilidade, com o ChromeVox (de leitura de ecrã por voz) a saber distinguir e ler adequadamente secções de diferentes línguas; e também se torna mais fácil utilizar uma conta escolar num Chromebook com conta Family Link.

Tendo em conta que em 2020 os Chromebooks ultrapassaram os Macs, em grande parte devido ao sector educativo, facilmente se percebe este interesse da Google em tornar o Chrome OS e os Chromebooks o mais amigáveis possíveis para esta utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)