2021/02/26

Notícias do dia

Portátil modular Framework permite trocar tudo e durar "para sempre"; Android poupa bateria com novo sleep tracking; IFTTT com múltiplas acções idênticas para o mesmo applet; Joby mostra o seu avião eléctrico a voar; Huawei Mate X2 mostra screen-mirroring para PC sem lag; bug no macOS está a gastar SSDs com escritas excessivas - centenas de gigabytes por dia.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo de gadget da semana, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk de 200GB.

Videoconferências são mais cansativas para os utilizadores

Se ficam com a estranha sensação de estarem fatigados após uma videoconferência apesar de não se terem mexido, não é apenas "impressão". Investigadores revelam que o excesso de videoconferências pode efectivamente afectar as pessoas, por transformar algo que é natural - conversar - em algo anti-natural.

Coisas como a dimensão dos rostos no ecrã, o contacto visual permanente, e até o facto de nos estarmos a ver a nós próprios no ecrã, levam o nosso cérebro a ter que lidar com uma carga cognitiva bastante superior à que seria habitual num processo de conversação tradicional, e daí um maior factor de esgotamento. A recomendação passa por reduzir o tamanho da janela de videoconferência, para que os rostos fiquem com uma dimensão mais reduzida, desactivar a vista do próprio rosto, ou até desactivar temporariamente a câmara durante videoconferências mais prolongadas, para alguns momentos de privacidade visual.


Twitter anuncia Super Follows pagos e comunidades

Há muito que se espera pela forma como o Twitter passará de serviço gratuito para serviço pago, e agora já se fica a saber. O serviço vai disponibilizar uma modalidade Super Follows paga que permitirá que os utilizares cobrem pelo acesso a conteúdo exclusivo adicional (algo ao estilo do Patreon).
A par disto anunciou também as suas "Communities", que funcionam de forma idêntica aos grupos do Facebook, permitindo aos utilizadores reunirem-se em comunidades dedicadas a temas específicos, e trazendo um pouco de organização a um rede social que, mesmo já tendo tentado criar alguma organização no passado (com as listas), continua a ser essencialmente "tudo a monte".

No entanto, não foi revelada qualquer data para que estas novidades sejam disponibilizadas, pelo que tanto poderá ser algo que apareça no próximo mês, como apenas no final do ano.


Redmi K40 vem com touch a 360Hz

A Xiaomi já revelou os seus novos Redmi K40, que se dividem pelo K40, K40 Pro e K40 Pro+, e em que todos eles adoptam um ecrã AMOLED (1080 x 2400 px) a 120Hz com 1300 nits, e têm a particularidade de elevar a frequência de detecção touch para os 360 Hz.

Começa a ser um pouco duvidoso se estas frequências mais elevadas trazem real benefício face a outras mais "lentas" como 240Hz, mas seguramente isso será testado em breve. O Redmi K40 começa nuns atractivos 255 euros para o modelo base, e vai até aos 470 euros para o K40 Pro+ com câmara de 108MP e 12GB + 256GB.


Google Mini sofre com bugs há mais de 1 ano

Os Google Mini / Nest Mini são um produto tentador para quem procura ter um Google Assistant por perto a preço reduzido, mas infelizmente a Google parece estar a ignorar bugs que têm estado a atormentar milhares de utilizadores há mais de um ano.

Há milhares de utilizadores que se queixam de que os seus Nest Mini perdem a ligação WiFi sem qualquer explicação, mesmo depois de já terem trocado de routers WiFi e terem feito vários resets de fábrica. Outro problema frequente é o de Nest Minis que espontaneamente se desligam da app Google Home, forçando os utilizadores a repetirem o processo de configuração inicial. As queixas referentes a isto remontam pelo menos a Dezembro de 2019, e facilmente se pode imaginar que não darão grande confiança para que estes clientes voltem a investir em produtos Google.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: Podes reiniciar o Chrome mantendo todas as tabs e janelas abertas (excepto as de modo incógnito) escrevendo chrome://restart na barra de endereços. Ideal para quando começa a ocupar demasiados gigabytes de RAM ao ser mantido aberto com dezenas de tabs, durante dias ou semanas.

3 comentários:

  1. "Google Mini sofre com bugs há mais de 1 ano", eu tenho um Lenovo Smart Clock e tem um bug vai para 2 anos!!!
    Basicamente de x em x tempo ele muda de MAC o que faz com que receba 1 novo IP do DHCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muda de MAC? isso é muito estranho porque o MAC é da interface de rede a menos que exista no software algum tipo de shadowing. assumo que tenha IP estático ativo no router de casa....de facto um bug estranho

      Eliminar
  2. A Google com um péssimo suporte para os seus produtos? Estou chocado!

    ResponderEliminar