2021/02/22

Óculos de realidade aumentada da Samsung surgem em concept video

Ainda não são reais, mas a Samsung não quer ficar para trás quando a Apple lançar os seus óculos de realidade, e já podemos ver em que tipo de coisas estão a pensar.

Depois do fiasco dos Magic Leap o panorama dos óculos de realidade aumentada tem estado relativamente parado, esperando-se para ver qual será a primeira empresa que, ao contrário da Magic Leap, conseguirá cumprir com a magia esperada desta tecnologia. Sabendo-se que a Apple está a trabalhar nisso, nenhum dos seus concorrentes quer ficar para trás, e agora temos uns vídeos que nos mostram como seriam os óculos VR/AR idealizados pela Samsung.


Há alguns pormenores curiosos, como o facto da Samsung imaginar o smartwatch como potencial elemento de interacção e controlo dos óculos, ou da possibilidade de se escurecerem as lentes dos óculos para funcionarem como óculos de sol e facilitarem a sua utilização no exterior.


Os óculos de realidade aumentada proporcionarão todo um novo horizonte de possibilidades, mas o grande ponto crítico é ter tecnologia que permita igualar (ou superar) as expectativas dos consumidores. A ideia de ter um mundo virtual à frente dos nossos olhos rapidamente deixa de ser tão encantador quando se descobre que esse mundo parece um jogo pixelizado dos anos 80 ou 90, ou que o campo de visão equivale quase a estar a espreitar por uma fechadura. E claro, depois de todas as questões técnicas, há ainda o pequeno detalhe do preço, que terá que ser minimamente aceitável.

Já sabemos que não é uma questão de "se", é apenas uma questão de saber "quando" é que alguma empresa conseguirá resolver todos estes elementos, e ser a primeira a fazer chegar os seus óculos ao mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)