2021/02/14

Projecto The Open Book com versão RPI Pico

O criador do projecto Open Book de um leitor de ebooks open-source, prepara uma versão com um Raspberry Pi Pico que facilita ainda mais a sua construção.

O projecto The Open Book mostra como criar um leitor de ebooks equipado com um pequeno ecrã E-ink de 4.2", e normalmente dava uso a um Arduino como microcontrolador. Mas, na sua incessante tentativa de simplificação e redução de custos, parece estar para breve a chegada de uma versão com o mais recente e económico Raspberry Pi Pico de apenas $4.

Segundo Joey Castillo, o projecto que inicialmente contava com 114 componentes foi reduzido para 83 componentes com a mais recente versão com um ESP32-S2. Mas com esta nova versão Pico, esse número cai para cerca de metade, bastando 45 componentes - ou até mesmo 35 se se quiser uma versão com o custo mais reduzido possível e se se estiver disposto a abdicar de algumas coisas opcionais.


É ir ficando atento aos desenvolvimentos do projecto, embora nos últimos tempos ele pareça estar mais interessado em criar o seu próprio relógio de pulso open-source (que com um ecrã e-Ink adequado, seria incrivelmente versátil!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)