2021/02/14

Facebook prepara smartwatch para 2022

A sede de dados do Facebook está prestes a chegar aos pulsos dos utilizadores, com um smartwatch que deverá chegar ao mercado em 2022.

O sucesso continuado do Apple Watch, e a nova aposta da Google no sector com a aquisição da Fitbit, parecem estar a fazer com que o Facebook se sinta novamente com um complexo de inferioridade, fazendo com que também prepare o lançamento de um smartwatch Facebook. O relógio só deverá ser lançado para o próximo ano, focando-se nas funcionalidades de enviar mensagens e de tracking e partilha da actividade desportiva e dados de saúde - funcionalidades que também poderão estar na origem do sucesso do Apple Watch.

São cada vez mais as pessoas que vão adoptando os smartwatch quase exclusivamente pelas suas capacidades de monitorizarem o seu estado de saúde e alertarem-nas para potenciais problemas antes que se tornem demasiado graves; no entanto, com a reputação que o Facebook tem para recolher e usar dados de "todas as formas", fica a incógnita sobre se a maioria das pessoas estará disposta a que seja o Facebook a ceder e tratar esses dados.

No passado o Facebook já tentou a sorte com o seu Facebook Phone, que acabou por ser um falhanço completo. À partida, diria que um smartwatch Facebook estaria automaticamente condenado ao mesmo destino. No entanto, se o Facebook conseguir criar um produto com design interessante, funcionalidades úteis e que, principalmente, seja colocado no mercado a um preço irresistível (o que poderá fazer, já que o seu interesse são os dados e não o dinheiro que ganharia com a venda do relógio), é bem possível que consiga cativar muitos milhões de pessoas. Veremos que tal as coisas, sendo que no espaço de um ano ainda muitas coisas podem mudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)