2021/02/19

Samsung no topo dos Android que matam apps em background

A Samsung está na liderança de um top pouco invejável: o dos smartphones com afinações no Android que impedem que apps funcionem correctamente em background.

O site Don't Kill My App tem passado os últimos anos a denunciar os fabricantes que insistem em técnicas abusivas para matar ou suspender apps em background, como forma de prolongar a autonomia. É um excelente método para reduzir os consumos, sem dúvida, mas que por outro lado pode causa grandes frustrações ao impedir o correcto funcionamento de apps que realmente se desejava manter em execução em background, e que pode resultar em apps de tracking que deixam de fazer tracking, notificações que não chegam ou chegam com horas de atraso, e todo o tipo de fenómenos que podem fazer deseperar os utilizadores, se não estiverem informado quanto à potencial causa.

Este top tinha sido liderado pela OnePlus nos últimos tempos, mas agora é a Samsung que passa para o primeiro lugar.
Resta agora esperar para ver se a Samsung se irá manter na liderança por muito tempo ou se, tal como aconteceu com a Nokia (que começou por liderar esta tabela, mas agora se encontra na última posição), também irá reconhecer que o melhor é deixar a gestão das tarefas em background no modo normal que vem no Android.

4 comentários:

  1. Mas é possível controlar se a app deve ou nao correr. Nao entendo esse top, sabendo que a samsung tem uma interface para gerir todas essas apps de poderem ou nao ser adormecidas. Parece-me é q samsung nao deu um $ a esse site para ficar bem cotada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A grande maioria das pessoas utiliza o telemóvel tal como ele veio, não se põem a mexer nessas coisas. Por isso parece-me um teste justo.

      Além do mais, não sei se dá para controlar assim tão bem. Eu tenho um Nokia da altura em que a marca se encontrava no topo e já mexi em todas as opções possíveis e continua a ser a mesma porcaria. Já não abres o Whatsapp há 1 hora? Que pena, nem notificações de mensagens vais receber.

      Eliminar
    2. Caramba, mas o da samsung é mesmo muito simples. Eu entendo que a maioria das pessoas nao altera essas coisas, mas a samsung facilitou muito este tema das apps adormecidas. E até digo mais, conheco users com samsungs recentes (s20) q nunca mexeram nessas coisas e nao se queixam de notificacoes q ficaram por receber. nao estou a defender a samsung, q nao ganho nada com isso, mas acho que esse site quis prejudicar a imagem deles.

      Eliminar
    3. Até pq essas pessoas q n sabem deixar uma app sempre activa, tb n instalam e usam apps menos habituais e já catalogadas pela Samsung com o profile diferente. Mas pronto, essas pessoas tb nem veem esse top!!! :D

      Eliminar