2021/03/27

Cientistas replicam o Antikythera da antiguidade

Cientistas britânicos dizem ter conseguido replicar o funcionamento do misterioso mecanismo Antikythera, que é equiparado a ter um computador na Grécia antiga.

O Antikythera foi descoberto em 1901 nos destroços de uma embarcação romana, e desde então tem fascinado historiadores e investigadores. Apesar de bastante degradado, tratava-se de um aparelho com complexidade idêntica à de relógios que só viriam a ser criados dezenas de séculos mais tarde, e que teria a capacidade de determinar a posição dos planetas no céu, assim como prever eclipses. E agora, uma equipa de investigadores britânicos do University College London, diz ter conseguido replicar o mecanismo Antikythera na íntegra, pela primeira vez.

Embora no passado já tenham sido recriados modelos funcionais do Antikythera, esta é a primeira vez em que tal terá sido feito da forma exacta que permite obter um mecanismo com as dimensões e o mostrador "Cosmos" dos planetas tal como era originalmente, tendo por base as descrições encontradas.


Por agora a réplica foi criada digitalmente, sendo o próximo passo construir um modelo físico do mecanismo. Primeiro, irão criar um mecanismo usando materiais e técnicas modernas para validar que tudo funciona como é suposto; mas o passo seguinte será tentar criá-lo utilizando apenas ferramentas e materiais que os gregos teriam à sua disposição para averiguar de forma prática como é que tal teria sido possível. Já que, até à descoberta deste computador mecânico, não havia registo de que os gregos tivessem capacidade para criar mecanismos tão complexos e minuciosos.

3 comentários:

  1. o clickspring está há 4 anos a reproduzi-lo:
    https://www.youtube.com/channel/UCworsKCR-Sx6R6-BnIjS2MA

    ResponderEliminar
  2. Como é onde estaríamos nós sem as religiões

    ResponderEliminar