2021/03/07

Falha no ownCloud para Windows 10 pode eliminar gigabytes de ficheiros

Recordando os riscos da cloud, até mesmo nas clouds dos próprios utilizadores, um bug no ownCloud para Windows 10 podia resultar em ficheiros eliminados.

O ownCloud é um sistema que está disponível gratuitamente para quem deseja criar a sua própria cloud (falamos dele em 2011). Os seus utilizadores têm acesso a todo um conjunto de funcionalidades avançadas entre as quais se encontram os virtual files, que são o que causaram esta falha.

Os virtual files permitem aos utilizadores ver os ficheiros do ownCloud no seu sistema Windows, apesar deles não estarem lá fisicamente. Esse ficheiros apenas são descarregados quando vão ser usados, permitindo que uma pessoa com um computador que tenha apenas 512GB de disco continue a poder ter acesso fácil a terabytes de ficheiros que tenha no seu ownCloud. Mas infelizmente, desta vez isso correu mal.
Devido a uma actualização no Windows 10 e na forma como lida com a integração de sistemas de ficheiros em cloud, criou-se um cenário falta para os utilizadores ownCloud. O sistema de ficheiros virtuais falhava ao criar esses ficheiros, fazendo que da vez seguinte que se arrancasse o sistema, o ownCloud pensasse que tivessem sido eliminados e sincronizava essa eliminação apagando-os também da própria cloud.

Já foi disponibilizada uma versão actualizada do cliente ownCloud para Windows 10 que evita esta situação, mas poderá já ser tarde para muitos utilizadores. Um dos nossos leitores frequentes revelou que isto lhe limpou 600GB de dados no seu ownCloud, e que nem sequer ficaram disponíveis no "lixo" para que pudessem ser facilmente recuperados.

1 comentário:

  1. A altice já se prenunciou? A meo cloud tem por base o sistema ownCloud.

    ResponderEliminar