2021/03/05

Google Maps "rouba" passagens de nível ao Waze

Alguns utilizadores do Google Maps já estão a ver informação sobre passagens de nível, tal como acontece no Waze.

Ao longo dos anos a Google tem transferido cada vez mais coisas do Waze para o Google Maps, e agora parece que está a começar a fazê-lo também para a indicação das passagens de nível, que por cá chegou ao Waze no passado mês de Agosto. Infelizmente, parece que se limitou a fazer o mínimo possível, apenas apresentando a sua localização, sem qualquer impacto na navegação propriamente dita.

Este seria um caso em que se exigiria mais à Google do que simplesmente "roubar" esta informação ao Waze, já que há muitos anos que a Google tem acesso à informação dos comboios. Em Portugal, a CP começou a disponibilizar essa informação para o Google Maps em 2014(!) - e mesmo não se tratando de informação em tempo real (que por esta altura já o deveria ser), esperar-se-ia que, no mínimo, pudesse fazer as devidas estimativas de espera com base no tempo provável das passagens de nível fechadas.

Isso seria extremamente útil para todos aqueles casos de locais com passagens de nível que podem passar mais de uma dezena de minutos fechada, e que têm alternativas a poucos minutos de distância. Sem esta ajuda, tentar decidir se se fica a aguardar ou se vai pela alternativa é sempre uma "lotaria", que a lei de Murphy se esforça por garantir que se faça a escolha errada, como a cancela começar a abrir assim que já se tiver virado para o outro lado sem hipótese de regressar. Se o Waze ou Google Maps nos pudesse dizer quanto tempo a passagem iria estar fechada, essa decisão seria bastante mais simples de tomar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)