2021/03/11

Notícias do dia

Disney+ chega aos 100M - mas não se esqueçam de pagar a conta; Oppo apresenta Find X3 Pro com câmara microscópica; Facebook lança Instagram Lite para Android; Android 11 supera Android 9 nos EUA - mas ainda não se nota no resto do mundo; hackers acederam a câmaras de vigilância na Tesla, Cloudflare, hospitais e prisões.

Antes de passarmos às notícias, já está escolhido o livro FCA que teremos para oferece esta semana: é o "Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações". Participa e partilha.

iPhone 13 terá bateria maior

A Apple deverá adoptar baterias maiores para a família iPhone 13 a lançar este ano, corrigindo a redução que houve na geração iPhone 12. Uma alteração que será bem vinda, considerando que se espera que nos novos iPhones se dê o salto para os ecrãs de 120Hz que, apesar do sistema de frequência variável, serão sempre mais gastadores que os actuais (e que em conjunto com o 5G, impediram que isso fosse adoptado nos iPhone 12 precisamente para não prejudicar a autonomia).

Isto significa que os novos iPhones serão ligeiramente mais pesados, mas não se espera que a Apple aumente a sua espessura, com o espaço extra a ser conseguido à custa da redução do tamanho de alguns dos componentes internos, como a motherboard e o módulo Face ID, que deverá passar a ser mais compacto.


Google vai pedir acesso aos pagamentos do Google Pay

Não se pode dizer que seja surpresa (o mais surpreendente será ainda não o fazer), mas a Google vai começar a pedir autorização para aceder às transacções feitas com o Google Pay, para apresentar publicidade direccionada aos utilizadores.

Aparentemente, de momento a Google apenas apresenta publicidade genérica com base na frequência de utilização da app, mas quer ir mais longe e saber exactamente onde e como essas pessoas estão a usar o seu dinheiro. Por agora é uma opção que os utilizadores poderão declinar sem qualquer impacto na utilização funcional da app, mas não me parece ser descabido que no futuro a Google comece a penalizar de alguma forma quem não der essa autorização, limitando certas funcionalidades, por exemplo.


Artista vende obra digital por $69M

Um artista que até há pouco tempo só tinha vendido peças por um valor de $100, Mike Winkelmann conhecido como Beeple, foi agora catapultado para o topo do mediatismo digital ao ter vários obras leiloadas por milhões de dólares, incluindo uma que atingiu o incrível valor de 69 milhões de dólares, tudo por conta do último acrónimo da moda: os NFT. E tendo uma reacção que seguramente seria idêntica à de quase todos nós.


Os NFT permitem garantir a autenticidade e exclusividade de uma única peça digital, e assim permitindo-lhe ter "valor" apesar de ser algo que, na sua essência, pode ser facilmente copiado e replicado infinitamente sem qualquer perda de qualidade.


Huawei P50 Pro com mega-câmaras?

Para o próximo P50 a Huawei parece preparar uma nova estratégia para as câmaras. Em vez de tentar meter meia-dezena de câmaras na traseira, desta vez parece optar apenas por duas, mas contando com sensores e objectivas de dimensão muito superior ao habitual, como poderá ser antecipado pelas imagens que agora vieram a público.

Veremos se esta aposta nas câmaras que realmente se utilizem (assumindo que serão uma wide e ultrawide) resultará numa qualidade de imagem que dê novo salto qualitativo nos smartphones; e se poderá servir de incentivo para que se abrande a tendência de ir metendo cada vez mais câmaras nos smartphones, para nos voltarmos a focar na qualidade em vez da quantidade. (Pena é que, até que a Huawei resolva a situação de ter acesso à Play Store e apps Google, todos estes novos modelos continuem a ser fortemente penalizados...)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As cassetes áudio foram inventadas pela Philips em 1962, acabando por se tornar num standard depois da Sony ter convencido a Philips a licenciar-lhes o formato gratuitamente e contribuindo para a sua disseminação.

11 comentários:

  1. "iPhone bateria maior (...) custa da redução do tamanho de alguns dos componentes internos, como a bateria"

    ahn? :P

    ResponderEliminar
  2. Quanto à Huawei, ela não precisa da play satore para absolutamente nada, só precisa que o catalogo de aplicativos na sua loja app gallery cresça, sobretudo os mais utilizados. Pois quanto ao lixo google que tanto falta faz a uns é uma sorte pra outros o telemóvel não vir carregado de lixo.
    Não esquecendo que a Huawei está a tratar de ter aplicativos à altura das googlices.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, só que se tiveres um smartphone com Play Store, nada te impede de não a utilizares e só recorreres a app stores alternativas à tua escolha. No caso dos Huawei, deixas de ter a possibilidade de usares a Play Store.

      Eliminar
    2. Play store, mas que falta faz a play store aos Huaweis, faz falta que a sua loja app gallery cresça.
      Tendo tudo na app gallery, pra que preciso da play store??

      Eliminar
    3. Gmail, Google maps, Google photos, google translate, streetview, google docs, ... para quem usa google não é opção.

      Eliminar
    4. É fácil de ultrapassar algumas dessas limitações Carlos...
      O Waze está disponível na App Store da Amazon, logo pode ser instalado nos Huawei, Gmail - podes reencaminhar para outras apps de e-mail, Google Maps e Photos podes usar webapps, assim como os Google Docs (o Office da Microsoft está disponível).

      É bom ter alternativas fora do ecossistema Google.

      Eliminar
    5. Carlos Martins, Sério, mais pareces um toxico-dependente...
      Eu tenho dois telemóveis, um huawei P20 pro com os serviços google e outro P40 pro sem os serviços da google. No P40 pro, felizmente não trazia nada desse lixo google, no P20 pro trazia esse lixo, desinstalei o que foi possível e o que não foi, desactivei.
      Nos meus telemóveis não quero viroses, sejam googlices, facebookices, ou outros que passem a vida a vigiar-me de todos os lados.
      Fui...

      Eliminar
    6. Mas dá para compreender, pois todo o bloguer ou youtuber não recomenda huawei, pois não tem as tais googlices às quais eles estão presos.
      Já é normal...

      Eliminar
    7. Estás consciente que só estás a trocar o tracking da Google pelo tracking da Huawei, certo?

      Eliminar
  3. Essa tecnologia dos NFT é simplesmente fantástica! Para mim tem todo o potencial de revolucionar o mundo da Arte. Fabuloso.
    Dá a oportunidade a milionários de lavarem dinheiro em arte digital, logo vai fazer disparar o valor dessas obras.

    Os artistas do DeviantArt deviam olhar para isso.

    ResponderEliminar