OnePlus 9 e 9 Pro
Num evento com formato claramemnte inspirado (leia-se: copiado) nas apresentações da Apple, a OnePlus passou grande parte do tempo a enaltecer a sua parceria com a Hasselblad. Uma parceria que tira partido da longa tradição da Hasselblad na área da fotografia, mas que se parece esquecer de referir que o sensor de 50MP a que deram tanto destaque, é um Sony IMX766 que será utilizado por muitos dos seus rivais (não invalidando que o processamento afinado pela Hasselblad dê melhores resultados).O que era completamente escusado era de chegar ao ponto ridículo de dar destaque ao facto de se poder ter um watermark que refere que a foto foi tirada num OnePlus Hasselblad, ou que o botão para tirar a foto é laranja! Algo que nos faz temer que a OnePlus se esteja a tornar em mais uma daquelas marcas que está a ficar demasiado desfasada da realidade, mas adiante.
O OnePlus 9 Pro vem com ecrã AMOLED de 1-120Hz, Snapdragon 888, câmara de 48MP + 50MP + 8MP telefoto + 2MP câmara monocromática, pode gravar vídeo 8K a 30fps e 4K a 120fps, câmara frontal de 16MP, bateria de 4500mAh com carregamento rápido Warp Charge 65T que o carrega a 100% em menos de 30 minutos, e carregamento wireless a 50W, com carregador que permite carregamento na vertical e horizontal (mas com ventoinha incluída, o que não foi referido no evento, e que seguramente perturbará o exemplo dado de que se poderia estar a ver um filme enquanto estiver a carregar).
OnePlus Watch
A acompanhá-lo está o primeiro smartwatch da marca. O OnePlus Watch que, como já tinha sido referido nos rumores, não corre Wear OS. Em contrapartida, isso permite-lhe ter uma autonomia de até 2 semanas (1 semana com utilização intensiva), e com todo o tipo de tracking de actividade que se poderia esperar, incluindo GPS e nível de oxigénio no sangue. Conta ainda com integrações curiosas, como poder servir de controlo remoto para a Smart TV da OnePlus, e até desligá-la automaticamente se detectar que o utilizador adormeceu (parece assumir que o utilizador não tem família que gostaria de continuar a ver TV mesmo no caso do "dono" ter adormecido).Vai ter um preço de 159 euros para o modelo base, mas não tendo sido referido o preço para uma edição limitada em cobalto e com vidro safira, prometida para mais tarde.
Preços
Quanto aos preços dos OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro.O OnePlus 9 vai começar nos 699 euros para a versão de 8GB+128GB, e 799 euros para a de 12GB+256GB.
O OnePlus 9 Pro começa nos 899 euros para a versão de 8GB+128GB, e vai até aos 999 euros para a de 12GB+256GB.
As encomendas podem ser feitas a partir de agora, com oferta do carregador OnePlus Warp Charge 50 Wireless Charger no Pro, e earphones OnePlus Buds Z no normal.
Sei que existe uma relação entre o preço de um smartphone e a qualidade da camara - que é basicamente das pocas coisas que penso que possa justificar dar mais algum valor por um smartphone mais caro, mas um smartphone de 1000€ com bateria interna? custa a engolir... é como um rebuçado com veneno temporizado...
ResponderEliminarPosso até fazer um esforço para comprar um smartphone de 1000€ desde que tenha alguma confiança que tenha uma camara muito boa, e que em qualquer momento no futuro possa desfrutar das características originais - incluindo a duração/capacidade da bateria, por isso tem de ter bateria fácilmente substituível.
Isto independentemente se vou ou não trocar de smartphone ao fim de 2 anos. O que interessa é saber que o investimento não vai estar limitado no tempo pelo desempenho de uma peça que é sabido à partida que se vai degradando.
Eliminar