2021/03/23

Notícias do dia

OnePlus revela OnePlus 9 e OnePlus Watch; actualização do WebView fez crashar apps Android (já corrigido); LEGO traz-nos um Space Shuttle Discovery mais detalhado que nunca a 1 de Abril (não, não é mentira); China proíbe Teslas de bases militares por receio de espionagem; Apple enfrenta processo por teclado Butterfly nos MacBooks; e Android 12 com informação detalhada do uso da câmara, microfone e localização para mais fácil detecção de abusos.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novos passatempo gadget da semana, que te pode valer um rato transformável Trust Gaming GXT 970 Morfix. Participa e partilha.

MS quer comprar Discord por mais de $10B

A Microsoft está em conversações com o Discord para mais uma potencial compra "bilionária", estando disposta a pagar mais de 10 mil milhões de dólares pelo serviço de chat e voz que se tornou numa das referências entre as comunidades de gaming, sendo frequentemente utilizado por pessoas em jogos multiplayer para se manterem em contacto com os seus amigos / equipa.

A compra seria perfeita tendo em conta todo o investimento já feito na plataforma Xbox (não só nas consolas mas também nos PCs), que poderia beneficiar directamente de uma maior integração com o Discord, e que indirectamente poderia influenciar as decisões de muitos utilizadores do Discord na próxima altura em que tivessem que decidir entre escolher entre uma PlayStation e uma Xbox. No entanto, é um interesse que está longe de estar consumado, e há quem diga que o Discord não está muito receptivo a ser comprado neste momento, mesmo por tal valor.


Nova Nintendo Switch com DLSS da Nvidia para jogos 4K

A Nintendo está a preparar uma versão renovada da muito bem sucedida Nintendo Switch, e para além de um novo ecrã OLED que trará inúmeras vantagens face ao LCD utilizado nos modelos actuais, parece que também irá tirar partido da tecnologia DLSS (Nvidia Deep Learning Super Sampling) que permite fazer "milagres" na melhoria da resolução sem impacto significativo no desempenho.

O DLSS é uma tecnologia de melhoramento de resolução que tira partido de sistemas de machine learning para preencher os detalhes que faltam, permitindo que um jogo de 720p seja melhorado para 1080p, ou um jogo a 1080p seja melhorado para 4K. Uma vantagem que se torna ainda mais necessária em sistemas com hardware mais limitado, como é o caso de uma consola mobile, que ainda por cima pode ser ligada a um televisor para servir como consola "fixa". Se tal se vier a confirmar, será uma excelente vantagem para convencer muitos dos actuais possuidores da Switch a fazerem upgrade. Mas, melhor mesmo, seria que a par do DLSS a futura Switch também pudesse suportar jogos a 120fps.


Google e MS aliam-se para melhorar compatibilidade dos browsers

Podemos pensar que a web é um local onde todas as páginas aparecem da mesma maneira para todos, mas a verdade é que ainda estamos num mundo onde diferentes browsers têm diferentes capacidades, e nem todos eles - nem mesmo os mais populares - conseguem lidar com as mais recentes capacidades do CSS da forma devida. Para combater isso, a Google, Microsoft e outros, anunciaram um esforço conjunto para melhorarem a compatibilidade na forma como o fazem, para que o resultado seja idêntico no maior número de browsers possíveis.

Para este ano (2021) o foco será melhorar cinco áreas: CSS Flexbox, CSS Grid, CSS sticky positioning, CSS aspect-ratio, e CSS Transforms. Coisas que têm tido um uso crescente nos sites modernos, mas que ainda fazem com que as coisas possam aparecer distorcidas em diferentes browsers.


Apple bloqueia actualizações da ProtonVPN na App Store

Os criadores do ProtonMail e ProtonVPN estão a acusar a Apple de hipocrisia completa, ao bloquear actualizações na app ProtonVPN que tem sido usada intensivamente em Burma após o golpe militar que tem aplicado inúmeras restrições no acesso à internet. A Apple não gostou que a descrição da app faça referência a que é uma ferramenta que permite "desafiar governos" (abusivos), e pede que a descrição deixe de fazer referência ou a promover que pode ser usada para contornar bloqueios geográficos.

Uma justificação que não satisfaz os criadores da app, que dizem que desta forma a Apple está a compactuar com regimes opressivos que, no caso de Burma, conquistaram o poder for força de um golpe militar; e que por isso mesmo tornam ferramentas como estas ainda mais necessárias para que os cidadãos se possam manter em contacto com o resto do mundo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira linguagem de programação disponível comercialmente foi o FORTRAN (FORmula TRANslation), lançada em 1956 pela IBM, e destinada essencialmente aos cálculos matemáticos e científicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)