2021/03/23

OnePlus revela OnePlus 9 e OnePlus Watch

A OnePlus já revelou a nova geração OnePlus 9, com grande destaque para a câmara desenvolvida em parceria com a Hasselblad, e o seu primeiro smartwatch.

OnePlus 9 e 9 Pro

Num evento com formato claramemnte inspirado (leia-se: copiado) nas apresentações da Apple, a OnePlus passou grande parte do tempo a enaltecer a sua parceria com a Hasselblad. Uma parceria que tira partido da longa tradição da Hasselblad na área da fotografia, mas que se parece esquecer de referir que o sensor de 50MP a que deram tanto destaque, é um Sony IMX766 que será utilizado por muitos dos seus rivais (não invalidando que o processamento afinado pela Hasselblad dê melhores resultados).
O que era completamente escusado era de chegar ao ponto ridículo de dar destaque ao facto de se poder ter um watermark que refere que a foto foi tirada num OnePlus Hasselblad, ou que o botão para tirar a foto é laranja! Algo que nos faz temer que a OnePlus se esteja a tornar em mais uma daquelas marcas que está a ficar demasiado desfasada da realidade, mas adiante.
O OnePlus 9 Pro vem com ecrã AMOLED de 1-120Hz, Snapdragon 888, câmara de 48MP + 50MP + 8MP telefoto + 2MP câmara monocromática, pode gravar vídeo 8K a 30fps e 4K a 120fps, câmara frontal de 16MP, bateria de 4500mAh com carregamento rápido Warp Charge 65T que o carrega a 100% em menos de 30 minutos, e carregamento wireless a 50W, com carregador que permite carregamento na vertical e horizontal (mas com ventoinha incluída, o que não foi referido no evento, e que seguramente perturbará o exemplo dado de que se poderia estar a ver um filme enquanto estiver a carregar).


OnePlus Watch

A acompanhá-lo está o primeiro smartwatch da marca. O OnePlus Watch que, como já tinha sido referido nos rumores, não corre Wear OS. Em contrapartida, isso permite-lhe ter uma autonomia de até 2 semanas (1 semana com utilização intensiva), e com todo o tipo de tracking de actividade que se poderia esperar, incluindo GPS e nível de oxigénio no sangue. Conta ainda com integrações curiosas, como poder servir de controlo remoto para a Smart TV da OnePlus, e até desligá-la automaticamente se detectar que o utilizador adormeceu (parece assumir que o utilizador não tem família que gostaria de continuar a ver TV mesmo no caso do "dono" ter adormecido).
Vai ter um preço de 159 euros para o modelo base, mas não tendo sido referido o preço para uma edição limitada em cobalto e com vidro safira, prometida para mais tarde.


Preços

Quanto aos preços dos OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro.
O OnePlus 9 vai começar nos 699 euros para a versão de 8GB+128GB, e 799 euros para a de 12GB+256GB.
O OnePlus 9 Pro começa nos 899 euros para a versão de 8GB+128GB, e vai até aos 999 euros para a de 12GB+256GB.

As encomendas podem ser feitas a partir de agora, com oferta do carregador OnePlus Warp Charge 50 Wireless Charger no Pro, e earphones OnePlus Buds Z no normal.

2 comentários:

  1. Sei que existe uma relação entre o preço de um smartphone e a qualidade da camara - que é basicamente das pocas coisas que penso que possa justificar dar mais algum valor por um smartphone mais caro, mas um smartphone de 1000€ com bateria interna? custa a engolir... é como um rebuçado com veneno temporizado...
    Posso até fazer um esforço para comprar um smartphone de 1000€ desde que tenha alguma confiança que tenha uma camara muito boa, e que em qualquer momento no futuro possa desfrutar das características originais - incluindo a duração/capacidade da bateria, por isso tem de ter bateria fácilmente substituível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto independentemente se vou ou não trocar de smartphone ao fim de 2 anos. O que interessa é saber que o investimento não vai estar limitado no tempo pelo desempenho de uma peça que é sabido à partida que se vai degradando.

      Eliminar