2021/03/01

Smartphone Carbon 1 Mk II em fibra de carbono é leve no peso mas pesado no preço

A Carbon Mobile revelou o seu Carbon 1 Mk II, um smartphone feito em fibra de carbono, fino e leve - mas com um preço que arrisca fazê-lo afundar-se face à concorrência.

O Carbon 1 Mk II é apresentado como sendo o primeiro smartphone feito em fibra de carbono. Na verdade, um compósito com fibra de carbono, já que a fibra de carbono impede a passagem das ondas de rádio. A Carbon Mobile diz que o processo de criar este chassis era algo que demorava 3 horas por unidade em 2017, mas que agora conseguiu reduzir para 30 minutos, mas ainda assim necessitando de assistência humana para a sua criação.

Com isto, o smartphone orgulha-se de pesar apenas 125g e ter uma espessura de 6.3mm, contando com um ecrã AMOLED de 6" (2160x1080), com CPU MediaTek Helio P90, 8GB de RAM, 256GB UFS 2.1, câmara dupla traseira de 16MP + 16MP, câmara frontal de 20MP, 4G Dual SIM, BT 5.0, NFC, USB-C e bateria de 3000mAh. O sensor de impressões digitais fica montado na parte lateral.


Infelizmente, são características que dificilmente justificam o seu preço de 799 euros - que apenas pode ser explicado pelo complicado processo de moldagem do chassis. Podemos encontrar smartphones com características identicas ou superiores por 1/4 do preço; e também não ajudará que este Carbon 1 mantenha margens volumosas no topo e parte inferior do ecrã, em vez de um ecrã "full-screen" sem margens que actualmente vemos até em modelos económicos. O mesmo se aplica a ser lançado com Android 10, com promessa de que o Android 11 será disponibilizado em breve.

Será mais um modelo para um mercado de nicho, daqueles que estão dispostos a pagar pelo privilégio de ter um smartphone em fibra de carbono, apesar de no seu interior se encontrar um smartphone que poderiam ter comprado por um valor substancialmente mais reduzido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)