2021/04/25

Avião eléctrico eFlyer 800 tem autonomia para 920 km para 8 pessoas

Depois de modelos mais modestos, a Bye Aerospace avança com um avião eléctrico eFlyer 800 mais ambicioso, capaz de transportar 8 pessoas e com autonomia para 920 km.

A Bye Aerospace acha que não é preciso esperar mais pela evolução das baterias e avança com um avião eléctrico que pouco fica a dever aos aviões com motores de combustão. O eFlyer 800 poderia passar por um avião convencional, embora com design e aerodinâmica mais cuidada, com dois motores equipados com sistemas redundantes contra falhas, assim como baterias com sistema de redundância quadruplo. Conta ainda com para-quedas de segurança capaz de suportar o avião em causa de qualquer falha catastrófica.

Este avião promete ter custos de operação que são um quinto de um avião tradicional, estando vocacionado para transportes de 8 pessoas em voos de uma a duas horas de duração, com velocidade de cruzeiro de 520 km/h, e de 590 km/h em modo cruzeiro de alta-velocidade. Tem ainda alguns opcionais curiosos, como a possibilidade de ter painéis solares nas asas que permitirão recuperar energia durante o voo (não é especificado quanto é que isso se traduziria em termos de autonomia), e também rodas eléctricas, que permitirão que o avião se desloque no solo sem necessidade de usar as hélices.


Infelizmente não é referido o preço, mas considerando que os seus modelos mais pequenos, o eFlyer 2 e eFlyer 4 já vão para 490 mil dólares e 630 mil dólares, é de esperar que o eFlyer 800 vá para cima de 1 milhão de dólares. Bem, pelo menos depois poupa-se no combustível.

1 comentário:

  1. Mas condução citadina ou auto-estrada? :P
    Venham eles, assim já não vai haver remorsos por ir de férias de avião.

    ResponderEliminar