2021/04/12

Google descuida-se e revela Project Bernanke secreto que lhe dava vantagem sobre concorrentes

Numa altura em que enfrenta inúmeros processos, um documento revelado pela Google mostra como beneficiava de vantagens sobre os seus concorrentes.

A Google tem enfrentado vários processos de tirar partido da sua rede de publicidade e motor de pesquisa para ter prioridade sobre concorrentes, e agora cometeu um deslize que comprova isso mesmo. Um documento que foi censurado incorrectamente revelou um projecto secreto da Google chamado Project Bernanke, no qual a Google conseguia ter vantagem sobre serviços de publicidade concorrentes, permitindo pagar menos pela apresentação de publicidade e ganhando centenas de milhões de dólares.

O cenário de publicidade na internet é equivalente a uma renhida disputa sobre quem tem direito a apresentar a sua publicidade, usando um sistema idêntico ao dos leilões, em que o bloco publicitário é preenchido pelo anunciante que estiver disposto a pagar mais (tendo em conta todo um imenso número de critérios sobre o utilizador). A Google tirava partido da informação privilegiada a que tinha acesso, para alterar os preços dos anúncios dos seus parceiros, para que conseguisse ter mais oportunidades de ganhar face a serviços rivais. Na prática, seria algo equivalente a ter uma casa de leilões que, para produtos com licitações em carta fechada, dizia a alguns clientes qual era o valor que deveriam pagar para conseguirem ficar com a peça.

A Google já veio dizer que não fez nada de ilegal nem errado, que se limitou a tirar partido da informação que já dispunha, e que irá defender a sua posição em tribunal no decorrer do processo. No entanto, parece ser uma peça fundamental que demonstra os riscos de todo e qualquer monopólio, em que temos uma única empresa com poder desproporcional que presta o serviço, faz as regras, e ainda fica no controlo para dizer que está tudo bem e funciona como deveria funcionar.

2 comentários:

  1. Pelo menos foram honestos ao retirarem "Don't be evil" do código de conduta. A antecipação destes acontecimentos está sugerido pela sua remoção.

    ResponderEliminar
  2. Pelo menos foram honestos ao retirarem "Don't be evil" do código de conduta. A antecipação destes acontecimentos está sugerido pela sua remoção.

    ResponderEliminar