2021/04/19

iPhone 13 com notch mais pequeno

Há vários meses que se tem avançado com a indicação que a próxima geração iPhone 13 irá adoptar um notch mais pequeno, e isso parece ser agora validado por fotos das máscaras do vidro do próximo iPhone.

O notch dos iPhone já era grande quando foi estreado no iPhone X, sendo necessário para albergar todo o conjunto de Face ID, que conta com um projector de pontos e câmara IR para detectar o rosto em 3D, e ao longo dos últimos anos permaneceu inalterado enquanto nos Android os notches deram lugares a furos que roubam cada vez menos área visível ao ecrã. Para este ano, a Apple parece ir fazer um esforço na redução do notch, a acompanhar a esperada chegada dos ecrãs de 120Hz.

Se estas imagens se vierem a confirmar, o notch do iPhone 13 continuará a ser bem visível e pronunciado, mas será mais estreito no sentido horizontal, permitindo que a barra de estado nos iPhones apresente mais informação (poderá permitir apresentar a percentagem da bateria, por exemplo). Neste momento, o pouco espaço nesse local apenas permite que do lado esquerdo se veja a hora actual e um indicador como o de uso da localização, e do lado direito se tenha a força do sinal celular, sinal WiFi, e icon do nível da bateria (a Apple bem que podia dar a opção para apresentar a percentagem dentro do icon da bateria, e nem era preciso mais espaço).


Este será potencialmente apenas um passo intermédio, já que se espera que em 2023 a Apple já possa adoptar tecnologia de "câmaras invisíveis" sob o ecrã, o que permitirá lançar um iPhone sem notch, o que seria aquilo pelos qual todos os fãs estão à espera desde o lançamento do iPhone X "full screen".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)