2021/04/02

Oculus Rift celebram 5 anos

Os Oculus Rift estão a celebrar o seu 5º aniversário, mas ao longo de todos estes anos ainda estamos longe de tornar a realidade virtual numa coisa comum e acessível a todos.

Nascidos de um esperançoso projecto de crowdfunding - que, mais tarde, viria a ser comprado pelo Facebook - os Oculus Rift marcaram um ponto de viragem na forma como se encarava a realidade virtual, prometendo iniciar um caminho que faria com que essa tecnologia ficasse mais acessível para todos. Infelizmente, embora a tecnologia VR continue a melhorar ano após ano, continuamos longe de atingir essa realidade.


Em parte poderemos dizer que tal se deve aos preços elevados, mas mais seguramente é algo que se deve a uma combinação de factores. Ainda não temos óculos VR suficientemente práticos de utilizar, a preço considerado acessível, e que ofereçam ângulos de visão e qualidade de imagem que possa rivalizar com a realidade (algo em que várias empresas têm estado a trabalhar). Acima de tudo, ainda não apareceu nenhuma app, ou jogo, que faça com que a maioria dos consumidores digam para si próprios: "tenho que comprar aquilo, seja lá como for!"

É a "faísca" que tem sido prometida há muito mas que ainda não foi concretizada por ninguém (como no caso do fiasco dos Magic Leap) e que por isso levanta imensas curiosidade sobre os planos que a Apple tem para esta área, com óculo de realide virtual e realidade aumentada esperados para os próximos anos.

Em cinco anos, os Oculus Rift muito contribuiram para a tecnologia VR, mas sem que isso tivessem ainda impacto notório significativo fora de um nicho de mercado. Veremos o que os próximos cinco anos nos irão trazer em termos de VR e Mixed Reality.

1 comentário:

  1. Eu acho que não depende de uma "app, ou jogo, que faça com que a maioria dos consumidores digam para si próprios: "tenho que comprar aquilo, seja lá como for!". Porque já existem bons jogos. O verdadeiro problema é a má qualidade de imagem, o campo de visão limitado e o desconforto. Eu tenho o Rift, mas já o desinstalei do pc. E agora só uso o Quest. Tenho-o na casa de banho e uso-o enquanto estou lá a fazer as necessidades...

    ResponderEliminar