2020/12/02

Varjo melhora resolução dos seus óculos VR com duplo ecrã

A Varjo, que usa um engenhoso sistema com ecrã duplo para criar óculos VR com resolução "indistinguível" da realidade, anunciou os VR-3 e XR-3 melhorados.

A experiência de usar óculos VR, por muito desejada que seja, acaba quase sempre por dar lugar a uma constatação óbvia: os óculos VR actuais ainda não disponibilizam uma qualidade de imagem à altura do que seria adequado. Para resolver isso, e uma vez que ainda não existem ecrãs de ultra-alta-resolução adequados para tal, a Varjo optou por uma sistema intermédio, usando um ecrã convencional para o campo de visão normal, mas complementado por um micro-display OLED de alta-densidade na parte central, que permite criar uma imagem com definição indistinguível da realidade.

Nos novos óculos VR-3 e XR-3, o que foi melhorado foi precisamente a resolução do ecrã mais amplo, que passou de 1440x1600 para 2880x2720, mantendo no centro o mesmo ecrã de alta-densidade com 1920x1080 e 3000 ppi, e com eye-tracking a 200 Hz. O campo de visão também foi alargado, passando a ser de 115º de campo de visão horizontal.


Com estes melhoramentos deverá ser menos abrupta a diferença de definição da zona central para a zona periférica, mas será algo que poucos terão oportunidade de comprovar. O modelo VR-3 custa mais de 3 mil dólares, e o XR-3 que conta com LIDAR para aplicações de realidade aumentada, vai para os 5500 dólares, a que acresce uma assinatura anual para os serviços, que custam 800 e 1500 dólares respectivamente.

Resta-nos esperar que estas tecnologias um dia fiquem disponíveis a preços acessíveis para todos, e proporcionem uma experiência VR / AR tal como as imaginamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)