2021/04/23

Oppo prepara trackers UWB recarregáveis

Depois da Samsung e da Apple, também a Oppo se prepara para entrar no segmento dos localizadores Bluetooth e UWB.

A Samsung lançou recentemente os seus SmartTag+ com UWB e a Apple, depois de um ano de espera, lá se dignou a apresentar os seus AirTag. Só que o segmento dos trackers com UWB, que permite uma localização mais precisa que o Bluetooth, não se vai ficar por aqui, e também a Oppo está prestes a revelar os seus trackers.

Estes trackers mantêm um formato circular idêntico ao dos AirTags da Apple, mas com uma grande diferença: em vez de recorrerem a uma pilha substituível, a Oppo optou por usar uma bateria recarregável com ficha USB-C. É uma opção que se pode tornar mais conveniente a curto e médio prazo, mas que poderá preocupar aqueles que olham para estes dispositivos a longo prazo, sendo inevitavelmente uma questão de tempo até que a bateria perca capacidade e reduza a utilidade destes trackers, enquanto que numa versão com pilhas substituíveis, basta trocar de pilha para que fique "como novo" durante mais um ano.

A outra questão é saber se estes trackers terão funcionamento genérico ou se estarão associados a um serviço exclusivo da Oppo. Como já dissemos por várias vezes, esta é uma área onde não faz qualquer sentido ter diferentes fabricantes a apostarem em serviços independentes. A localização destes trackers deveria estar implementada de raiz no sistema (Android e iOS) usando um standard partilhado - ao estilo do que a Apple e Google fizeram para efeitos do tracking de Covid-19.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)