2021/04/14

Synology corta acesso a discos BTRFS e deixa utilizadores pendurados

A Synology acaba de perder todos os utilizadores que usavam discos com sistema BTFRS nas NAS, lançando uma actualização do DSM que impede o acesso a esses discos.

As NAS DS420j, DS220j, DS418j, DS218play e DS118 da Synology perderam o acesso aos discos BTRFS com a actualização para o DSM 6.2.4. Uma situação que a empresa explica dizendo que estas NAS nunca deveriam ter suportado este sistema de ficheiros, e que alguns utilizadores só o conseguiram fazer devido a uma falha do sistema, que permitia a migração de discos previamente formatados em BTRFS - e que agora fica "corrigida".

Como será de esperar, os utilizadores que estavam a usar BTRFS nestes Synology não estão nada contentes, acusando a empresa de estar a usar tácticas de "ransomware", em que impede o acesso aos dados que já tinham nos seus NAS, a não ser que façam upgrade para modelos mais dispendiosos da marca que suportem oficialmente esse sistema. Sendo que a solução da marca passa por fazer um backup dos dados no NAS para um dispositivo externo, reformatar o NAS em EXT4, e repor os dados (o que nos relembra que, mesmo tendo um NAS, não será má ideia manter um disco externo de capacidade generosa por perto).

É uma situação infeliz e que, mesmo tendo em conta que não tinha suporte oficial, poderia ter sido melhor gerida pela Synology, dando pelo menos um pré-aviso de que essa capacidade iria ser removida numa versão futura nos próximos meses, para que os clientes se pudessem ir preparando para tal.

De resto, fica demonstrado que quando se usam produtos de um qualquer fabricante, se está sujeito às coisas que eles decidirem remover. Talvez não seja má ideia considerarem outras alternativas - embora, neste caso, a alternativa mais lógica, o FreeNAS, também só suporte oficialmente ZFS - sendo que uma pesquisa rápida no Google deu-me o Rockstor como sistema para NAS com suporte BTRFS.

5 comentários:

  1. open media vault penso que tem suporte btrfs

    ResponderEliminar
  2. A solução para quem tiver este problema

    https://www.reddit.com/r/synology/comments/mnl46t/please_do_not_update_to_dsm624_if_you_have_a/gu26ugf?utm_medium=android_app&utm_source=share&context=3

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente em Portugal ainda não recebemos nenhum pedido de suporte por causa deste problema.
    Sim somos distribuidores de Synology e damos suporte ao mesmos.
    Se alguém tiver este problema, pode facilmente resolver o problema com um downgrade do DSM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou adicionar a linha

      support_btrfs=yes

      Como mencionado no post do Reddit, que penso ser a melhor solução

      Eliminar
    2. Chissa...! Afinal, é assim tão simples resolver o problema?
      🤔😳

      Eliminar