2021/05/07

Apple deu acesso especial a APIs da App Store à Hulu - mas removeu-os quando foram descobertos

O caso Epic vs Apple continua a revelar informações interessantes, e desta vez como a Apple deu acesso especial a algumas APIs da App Store a alguns developers - que depois removeu para dificultar o processo de abandonar os pagamentos via App Store.

A Apple deu a algumas apps, como a da Hulu, capacidade para acederem directamente à gestão de pagamentos e subscrições da App Store, permitindo que a app pudesse - como foi o caso - cancelar a subscrição via App Store. Algo que a app fazia ao incentivar que os clientes se mudassem para um método de pagamento directo via Hulu, tranquilizando que a subscrição via Apple seria terminada automaticamente.

Esta era uma API a que poucos tinham acesso, desde logo levantando a questão de que a Apple não trata todos os developers por igual, a não ser no sentido em que uns são "mais iguais" que outros. Mas, o mais curioso é que nem sequer a própria Apple parecia ter consciência do que esse acesso estava a permitir. Só quando um utilizador publicou um tweet a mostrar-se surpreendido que a app da Hulu tivesse capacidade para fazer o cancelamento da subscrição, é que o assunto parece ter chegado aos olhos de um executivo da Apple, que se apressou a pedir explicações.
Em resultado disso, a Apple terá removido o acesso das apps a esta capacidade, e adicionou às regras da App Store a proibição de sequer fazer referência a incentivar a subscrição através de outros métodos que não sejam as compras in-app oficiais da App Store, com a respectiva comissão paga à Apple.

Tratamentos diferenciados para alguns developers, dificultar deliberadamente a utilização de métodos alternativos mesmo quando sejam feitos de forma completamente à parte da App Store... veremos como é que isso irá influenciar a decisão final deste mega-processo.


Actualização: Também o Zoom tem acesso a uma API secreta no iPad para poder usar a câmara em multitasking.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)