2021/05/07

Teclado Gboard chega ao Wear OS

A Google fez algo inesperado: lembrou-se que tem uma plataforma para smartwatches, e lançou o seu teclado Gboard para o Wear OS.

É difícil perceber as intenções da Google no sector dos smartwatches (e outros). Há alguns anos apresentou uma grande remodelação com o Wear OS 2.0, que se esperava sinalizar uma nova era em que iria apostar em força neste segmento para fazer frente ao Apple Watch. Mas, desde então, a aposta parece ter sido relegada para o esquecimento, nunca se tendo concretizado os rumores que diziam que a Google até iria lançar uns smartwatches "Pixel" para servirem de referência. Aliás, sinal disso é que ainda agora só existe um smartwatch disponível com o mais recente Snapdragon Wear 4100, o TicWatch Pro 3 - com muitas outras marcas a afastarem-se do WearOS e a investirem em sistemas próprios, simplificados, que permitem autonomia mais alargada.

Ainda assim, temos novo episódio em que a Google se lembrou da sua plataforma, lançando o teclado Gboard para Wear OS.
O teclado continua a suportar múltiplos métodos de escrita, usando teclas com gestos ou voz, e com sugestão de palavras mais eficiente, em barra deslizante para tirar melhor partido dos ecrãs mais reduzidos dos smartwatches. Os utilizadores multi-lingua poderão alternar entre diferentes línguas fazendo um long press na barra de espaços; e também existe um ecrã que permite visualizar e editar a mensagem que se escreveu antes de ser enviada, para minimizar a possibilidade de mensagens enviadas com erros (já que, com o espaço ocupado pelo teclado, nem sempre é fácil garantir que uma mensagem mais longa seja exactamente aquilo que se desejava escrever).

A Google diz que o Gboard para Wear OS ficará disponível nos próximos dias, e que tem muitas mais novidades referentes ao Wear OS para apresentar ainda este ano. Ficamos a aguardar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)