2021/05/14

Elon Musk volta a inflacionar Dogecoin

Elon Musk não consegue resistir a tweetar sobre criptomoedas, desta vez voltando a fazer subir o valor das Dogecoin.

As criptomoedas já são, habitualmente, uma autêntica montanha-russa de imprevisibilidade; mas nos últimos tempos podemos atribuir alguns dos seus altos e baixos a Elon Musk. Há uns meses, Elon Musk fez disparar as Bitcoins ao anunciar que a Tesla tinha comprado 1.5 mil milhões de dólares delas; os seus tweets dobre a Dogecoin, a sua "criptomoeda favorita", também fizeram com que subisse 14000% nos últimos meses. E nos últimos dias, o tombo em sentido contrário, iniciado pela sua apresentação no SNL, seguido do anúncio que a Tesla se afastaria das Bitcoins por serem "demasiado poluentes" - fazendo cair as Bitcoins dos 59 mil dólares para os 49 mil dólares.

E agora, depois da missão Doge-1 à Lua,  nova "ajudinha" à Dogecoin.



Elon Musk veio explicar que ainda é um fãs das criptomoedas mas que não quer promover criptomoedas que usem combustíveis fósseis e contribuam para emissões poluentes. E, logo de seguida, fez um tweet surpreendente e intrigante ao dizer que tem estado a trabalhar com developers da Dogecoin (algo estranho considerando que a Dogecoin é um projecto abandonado) para aumentar a sua eficiência, e e que os resultados têm sido promissores. Um pequeno tweet que permitiu fazer com que as Dogecoin, que tinham caído dos $0.70 para os $0.38 nos últimos dias, recuperassem de forma quase instantânea para os $0.50 (mais de 30%).

Musk já foi investigado no passado por fazer declarações que foram consideradas manipulação do mercado, e todas estes tweets sobre apoiar ou retirar o apoio a esta ou aquela criptomoeda parecem encaixar-se perfeitamente nessa definição. Não será qualquer pessoa que pode acordar da manhã, e decidir ganhar umas dezenas ou centenas de milhões de dólares com um par de tweets. E, entre o "bota-abaixo" das Bitcoin, e o apoio às Dogecoin, fica a dúvida sobre se o seu objectivo não será fazer com que a Dogecoin, a criptomoeda criada por brincadeira, se venha mesmo a tornar na principal criptomoeda do mercado - e à distância de um tweet para subir ou descer conforme lhe apetecer.


P.S. O que é certo é que, com tudo isto, até a Coinbase já anunciou que irá adicionar a Dogecoin à lista de criptomoedas que suporta, nas próximas semanas (o que também irá ter efeito positivo para que subam).

7 comentários:

  1. Respostas
    1. +1
      Pois é, como ele próprio revelou (tem síndrome de asperger), deve ter o que na gíria se costuma designar "um parafuso a menos"!! A prova é a de que diz uma coisa agora, e daqui a cinco minutos diz o seu contrário!! Mas poderá ser apenas um disfarce!! As motivações podem ser mais comerciais!!...o que, também na gíria se designa por "mania das grandezas.
      Para mim, resumo a sua personalidade como: UM PERIGO PARA A HUMANIDADE!!

      Eliminar
    2. Oh @AlienAdo, deves de te achar o rei da selva. Desde quando ter o síndrome de asperger significa ser tolinho da cabeça?

      É uma arte que os ignorantes tem, acharem-se sempre mais espertos que os outros...

      Eliminar
  2. Querem desregulamentação, não querem?

    Aí têm.

    ResponderEliminar
  3. Maluquinho?vigáro controlando as Crypto e lucrar bastante

    ResponderEliminar
  4. Não sei até que ponto isto será verdade, mas se for para mim é um gênio. Pelo que li, não se trata de combustíveis fósseis ou não, mas sim de uma jogada para fazer o mercado das cryptos cair de modo a que os neste foundse percam alguns milhões por causa da gamestop. A gamestop está a agitar os mercados , tanto a bolsa como as crypto e nos próximos meses provavelmente a bolsa vai cair à grande

    ResponderEliminar