2021/05/12

HTC Vive Focus 3 vem com ecrã 5K

A HTC já revelou os seus mais recentes óculos VR, os HTC Vive Focus 3 com resolução 5K a 90Hz e campo de visão de 120º.

A HTC pode ter perdido todo o protagonismo que em tempos teve nos smartphones, mas continua a manter-se na linha da frente de um sector que poderá proporcionar grandes ambições para os próximos anos: os óculos VR. Os novos HTC Vive Focus 3 melhoram substancialmente as características face aos modelos anteriores, passando a contar com uma resolução 5K (2448 × 2448 para cada olho) a 90Hz, evolução notória face aos 1400x1600 por olho a 75Hz do Vive Focus Plus, dos 1832x1920 do Oculus Quest 2, e também dos 4K dos futuros PlayStation VR 2. Usa o Snapdragon XR2 da Qualcomm para funcionamento independente, e conta com baterias substituíveis no suporte da cabeça para melhor distribuição do peso - com autonomia anunciada de 2 horas por bateria e carregamento rápido de 50% em 30 minutos.
Os controladores seguiram o estilo dos Oculus Touch, com stick analógico, dois botões de disparo, dois botões, e botão de menu / home em cada controlador; estando prometido o reconhecimento das mãos para uma actualização futura. Também para uma actualização futura fica a capacidade de streaming wireless de um PC para estes óculos, que por agora fica dependente do sistema Vive Business Streaming com um cabo a ligar ao PC.

O sistema de ligação denuncia desde logo que o mercado alvo destes Vive Focus 3 não é o consumidor final mas sim o sector empresarial, o que ajuda a explicar porque motivo a HTC não poupou nas características, fazendo o preço destes óculos subirem para os 1300 dólares. Mas, como referimos acima, este é um sector que tem um potencial enorme para uma revolução nos próximos anos, e as tecnologias e produtos que hoje têm preços excessivos, poderão num futuro não muito distante, vir para valores muito mais aceitáveis quando puderem contar com uma produção em grande volume.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)