2021/05/12

Notícias do dia

Amazon suspende Aukey, Mpow e outras marcas por manipulação de avaliações; NTSB iliba Autopilot do acidente mortal com um Tesla, mas surgem questões quanto à abertura das portas; iPad Pro M1 é 50% mais rápido que a geração anterior (que já era rápida); ZigBee dá lugar a Matter para o futuro do IoT; Army of the Dead de Zack Snyder chega com actor substituído digitalmente.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já está a decorrer o passatempo FCA deste mês, que te pode valer exemplares do livro C++ - Guia Moderno de Programação".

EUA removem Xiaomi da lista de bloqueio

A Xiaomi e o governo dos EUA chegaram a acordo, removendo a empresa chinesa da lista "negra" que impediria a mesma de estar listada em bolsa ou de receber investimentos norte-americanos.

A Xiaomi tinha sido classificada como "empresa militar chinesa" pela anterior administração Trump, que implicaria uma série de restrições. Em resposta, a Xiaomi avançou com processo contra os EUA, processo que agora chega a desfecho favorável para a empresa chinesa. Resta saber se esta decisão poderá servir como "luz ao fundo do túnel" para que outras empresas chinesas, como a Huawei, possam ver levantadas as restrições a que ainda têm estado sujeitas.


Coinbase acaba com negociações de salário nas contratações

A Coinbase diz que vai acabar com a prática dos salários negociados para cada nova contratação, em vez disso aplicando uma regra de salário igual para a mesma função no mesmo local. Uma medida que visa eliminar as injustiças entre quem "sabe negociar" e os que "não sabem negociar" que estejam a ocupar cargos idênticos.

No entanto, continuará a haver um sistema de bónus para premiar os colaboradores que tiverem um melhor desempenho, que premiará aquilo que efectivamente fazem no seu dia a dia em vez de premiarem os seus dotes de negociação no momento da contratação.


Amazon actualiza Echo Show 8 e 5

A Amazon actualizou o Echo Show 8 e Echo Show 5, que passam a contar com CPUs actualizados e novas câmaras. No Echo Show 8 temos a mesma câmara de 13MP usada no Echo Show 10, mas com uma objectiva com campo de visão de 110º que lhe permite seguir digitalmente o rosto do utilizador sem necessidade de um mecanismo de rotação mecânico. O CPU melhorado também permite usar a câmara para um sistema de detecção de pessoas para activação de rotinas - que é feito localmente, e apenas se os utilizadores o activarem com a introdução de um código, para que não haja acusações de estar a ser feito "por acidente".

O Echo Show 5 melhora a câmara de 1MP para 2MP, mas sem direito ao seguimento dos utilizadores durante videochamadas; em contrapartida, fica ligeiramente mais barato, passando a ter um preço oficial de $84.99. Ganha também uma versão Kids Mode, mais colorida, e que vem com garantia alargada contra danos que possam ser provocados por crianças. O Echo Show 8 melhorado mantém o preço anterior de $129.99.


Exército de bots amplifica propaganda chinesa nas redes sociais

Mudam os tempos, mudam as formas de propaganda. Uma investigação revelou a escala da máquina de propaganda chinesa no Twitter e outras redes sociais, com um exército de dezenas de milhares de bots, que se esforçam por amplificar ao máximo todas as mensagens e notícias de políticos chineses e as fazem chegar a milhões de pessoas.

Infelizmente, a "pré-selecção" que as redes sociais fazem daquilo que decidem apresentar a cada utilizador já pode ser considerado como uma forma de propaganda, valorizando uns conteúdos e suprimindo outros. A China, e outros governos seguramente, apenas tiram o máximo proveito possível destes sistemas - sendo caricato que, no caso da China, esteja a investir tantos recursos para limpar a sua imagem no ocidente nestas redes sociais, quando o Twitter como o Facebook nem sequer são permitidos na China.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A criptomoeda Ethereum foi criada em Julho de 2015, com um valor de cerca de $1. Actualmente (05/2021) já superou o valor dos $4300, tendo subido quase 500% nos últimos 12 meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)