2021/05/29

Ingenuity pregou susto à NASA com falha durante o voo

O helicóptero Ingenuity continua a fazer voos cada vez mais ambiciosos em Marte, mas no seu sexto voo pregou um grande susto à NASA.

Depois de vários voos bem sucedidos, a parte final do sexto voo foi bastante atribulada, com o helicóptero a oscilar violentamente de forma não planeada, nas felizmente com os sistemas a terem conseguido recuperar e permitido que pousasse em segurança, em vez de por um ponto final desastroso nesta missão.

O Ingenuity conta com vários sistemas para monitorizar o seu voo. Um deles é um sistema inercial que usa acelerómetros e giroscópios para saber como se está a movimentar, e que é complementado por uma câmara na parte inferior, apontada para o solo, que é usada como referência para confirmar que está na posição que seria suposto estar. Mas desta vez, aos 50 segundos de voo, o sistema teve um erro e fez com que uma frame da câmara fosse "perdida", causando um desfasamento no tempo de captura atribuído às frames seguintes. De aí em diante o sistema de navegação ficou completamente baralhado, ao tentar conciliar os dados dos sensores inerciais com a posição reportada pela câmara, que considerava estar errada, levando a fortes oscilações.

Felizmente, para a parte crítica da aterragem, o sistema dispensa o uso da câmara, pois assume que as imagens irão ser distorcidas por pó e detritos a voar, e passa a depender unicamente nos outros sensores (e adopta uma aterragem relativamente "violenta" para que seja feita rapidamente), e com isso superou a falha que estava a causar o problema de voo instável.

A equipa da NASA irá agora analisar mais em detalhe o que terá causado a perda do frame, e fazer as devidas alterações para que uma falha deste tipo não volte a confundir o Ingenuity nos voos seguintes.

1 comentário:

  1. Time lapse com Tesla Vision e o sol em contraluz... os microorganismos de Marte quase assistiram a um Roswel à Marciana :P

    ResponderEliminar