2021/05/28

PCIe 6.0 finalizado no final do ano

O PCIe 5.0 ainda nem teve oportunidade para mostrar o que vale, e já temos a promessa do PCIe 6.0 ficar pronto no final do ano.

Por agora ainda vamos apenas tendo promessas do que o PCIe 5.0 irá possibilitar, como SSDs capazes de transferir 14GB/s - e isto numa altura em que nem sequer o PCIe 4.0 atingiu um estatuto que se possa considerar "comum". Mas isso não impede o PCI Special Interest Group (PCI-SIG) de continuar a avançar com o desenvolvimento da versão que se segue, o PCIe 6.0, que voltará a duplicar a largura de banda e que ficará finalizado ainda este ano.
O PCIe 6.0 irá alterar o tipo de sinalização dos sinais de NRZ (que era utilizado desde o PCIe 1.0) para PAM4, que consegue enviar mais informação no mesmo período de tempo num canal série; para conseguir o objectivo de transferir o dobro da quantidade de dados. Ou seja, se com o PCIe 5.0 poderemos ter SSDs capazes de transferir 14GB/s, com o PCIe esse valor passará para 28GB/s.

Infelizmente, a finalização do standard é apenas o primeiro passo para que se avance para a fase de concepção e produção do hardware, o que significa que poderá demorar ainda mais um par de anos até que finalmente seja disponibilizado em produtos comerciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)