2021/05/27

Sites nacionais inválidos com chegada do Chrome 91

A chegada do Chrome 91 vem também com um efeito secundário para inúmeros sites nacionais que usam certificados de segurança que se tornaram inválidos.

Apesar de ser algo que já se sabia desde há muito tempo, aquilo que se temia veio mesmo a concretizar-se. A chegada do Chrome 91 deixa de considerar válidos os certificados de segurança da Multicert assinados pela Camerfirma; e apesar da Multicert já ter disponibilizado novos certificados, existem dezenas de sites nacionais que não os actualizaram, e que passam a apresentar o aviso de site inseguro - algo que não será a melhor imagem quando se tratam de sites governamentais.


É algo que poderá ser resolvido de forma relativamente rápida nos próximos dias, mas que poderia (deveria) ter sido evitado. Isto era algo que já era conhecido há meses e que merecia ter sido tratado de forma antecipada.

Por outro lado, acaba por ser um exemplo de como ainda não existe nenhuma política que leve a sério a presença online de todos estes organismos e entidades, o que não deixa de ser preocupante considerando a era em que estamos, com todas as vantagens que a presença online pode ter a nível de tornar mais eficiente os serviços - mas onde também não faltam exemplos dos riscos que estão à espreita no caso de não se levar as questões de segurança a sério, como demonstram os inúmeros ataques de ransomware que depois exigem resgates de milhões.

6 comentários: