2021/05/13

Tesla afasta-se das Bitcoins - acusa-as de serem demasiado "poluentes"

A Tesla e Elon Musk mudaram de opinião quanto às Bitcoins, dizendo que são demasiado poluentes.

A fase de núpcias entre Elon Musk / Tesla e Bitcoin parece ter durado pouco. Três meses após a Tesla ter comprado 1.5 mil milhões de dólares em Bitcoins, e pouco depois de ter anunciado que aceitaria Bitcoins como pagamento dos Tesla, Elon Musk dá uma volta de 180º em relação à criptomoeda mais popular do mercado, optando por alinhar com aqueles que criticam esta criptomoeda (e outras) de consumirem demasiada energia e, consequentemente, gerarem demasiadas emissões poluentes.


Estas acusações têm subido de tom nos últimos tempos, dividindo fãs e críticos das criptomoedas em várias facções. Há os que usam estes argumentos para tentarem desvalorizar as moedas, há os que relembram que a energia para as criptomoedas pode vir de fontes renováveis e não poluentes, e há aqueles que simplesmente só querem saber se a Bitcoin sobe ou desce - e os que pertencem a este último grupo seguramente terão ficado irritados com o tombo de 10% que as Bitcoin tiveram, desde estas declarações de Elon Musk.

Musk diz que as criptomoedas continuam a ser uma boa ideia, e que a Tesla continuará a usar Bitcoins quando a criptomoeda começar a usar energia "limpa", e também considerar outras criptomoedas que usam muito menos energia - naquilo que poderá ser uma alusão à recém-lançada Chia, que troca o poder de processamento dos CPUs por espaço em disco.

3 comentários:

  1. Convém colocar também no artigo o resto da declaração que tem na imagem "a tesla não vai vender nenhum do seu bitcoin"... Pois nem todas as pessoas perberem inglês para ler o conteúdo original!!!
    Ou o artigo pretende ser parcial para desencorajar as pessoas a investirem?
    Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terás que direccionar o teu aparente descontentamento para a Tesla, que é a que fez tombar os bitcoins. Por cá, sempre dissemos que os investimentos em criptomoedas podem ser extremamente lucrativos mas que, como em todos os investimentos de alto-risco, cabe a cada um só lá colocar aquilo que estiver disposto a poder perder de um momento para o outro.

      De resto a Tesla dizer que não vai vender as Bitcoin que tem é uma declaração completamente de "encher chouriços". Quem nos diz que já não tinha vendido umas centenas de milhões antes de ter feito as declarações, ou que as trocou por Doge, ou qualquer outra coisa? Se eles não quisessem ser parciais, tinham feito o anúncio de forma diferente (olha se para as Doge não se apressou a dizer que estavam a fazer esforços para as tornar mais eficientes, esquecendo-se de referir que as transacções de Bitcoins também não gastam energia significativa, ou que também tem havido trabalho no sentido de as tornar mais eficientes).

      Eliminar
  2. Bitcoins? Que falta de conhecimento sobre as cripto moedas...

    ResponderEliminar