2021/05/08

WhatsApp não vai desactivar contas mas vai "chatear" utilizadores para aceitarem as novas condições

O Facebook recuou nas ameaças de cancelamento de contas do WhatsApp, mas irá começar a chatear progressivamente os utilizadores para aceitarem as novas condições de partilha de dados.

A mudança das condições do WhatsApp, que vai começar a partilhar mais dados com o Facebook deu origem a enorme onda de contestação, que teve como efeito prático fazer aumentar drasticamente a utilização de serviços alternativos, como o Signal e Telegram, e levar ao adiamento da entrada em vigor dessas condições. Mas agora aproxima-se a data em que isso irá ser aplicado.

Contrariamente ao que tinha sido incialmente anunciado / ameaçado, o WhatsApp não vai suspender as contas dos utilizadores que não aceitarem as novas condições, mas implementou um plano em que irá pressionar os utilizadores de forma cada vez mais agressiva até que as aceitem.
A partir do dia 15 de Maio os utilizadores continuarão a ver uma notificação para aceitarem as novas condições de utilização, que se irá manter por várias semanas. Após esse período, passará a ser exibido um alerta persistente, a relembrar os utilizadores que terão que aceitar as novas condições. Nesta fase deixarão de poder aceder à lista de mensagens, embora possam continuar a receber e responder via notificações, incluindo chamadas de vídeo e áudio. E, finalmente, passadas mais algumas semanas, será bloqueado o acesso a todas as mensagens e chamadas, a não ser que se aceite as novas condições.

Mesmo no caso dos utilizadores chegarem a este ponto, o WhatsApp assegura que não irá eliminar as contas dos utilizadores, que continuarão disponíveis para continuarem a ser utilizadas assim que os utilizadores aceitarem as novas condições.

Actualização: O WhatsApp diz que não vai "chatear" os utilizadores.

2 comentários:

  1. Se isto não for o suficiente para afastar massivamente as pessoas... Então nada o fará

    ResponderEliminar
  2. Dia 15 de Maio, deixo de usar o whatssapp, não concordei com a regras, alias, disseram que não as iam aplicar na europa, mas no entanto obrigam a malta a aceitar as alterações, é no minimo estranho... Vou deixar o whatsapp e passo para o signal... E em breve tudo o que é propriedade do Facebook tambem vai deixar de existir... Chega de abusos, embora eu use a Google, portanto, sei que o cheiro é o mesmo, a cor e apenas diferente...

    ResponderEliminar