2021/06/07

Bug dos SSD do macOS prestes a ser corrigido

A Apple só agora está prestes a resolver um bug que causa escritas exageradas nos SSDs no macOS, reduzindo o tempo de vida útil dos mesmos.

Foi em Fevereiro que se descobriu que um bug no macOS estava a fazer com que fossem escritos mais de 200GB de dados por dia nos Macs, levantando preocupações quanto ao desgaste prematuro dos SSDs. Mas apesar dessas preocupações, os meses foram passando, e só agora, mais de três meses mais tarde, é que parece que o assunto estará prestes a ser resolvido.

A mais recente versão 11.4 beta do macOS parece ter finalmente resolvido o problema e eliminado as escritas excessivas, sendo agora uma questão de se aguardarem mais alguns dias / semanas para que o macOS 11.4 final seja disponibilizado para todos.

Agora é só esperar para ver se a Apple irá honrar a garantia no caso destes Macs com SSDs. É que, se assumirmos 4 meses de escritas de 250GB por dia, estamos a falar de algo como 30 Terabytes de escritas desnecessárias. E considerando que, nos mais recentes Macs os SSDs nem são substituíveis, fica-se em risco de ficar com uma máquina capaz inutilizada unicamente por ter o seu SSD gasto (ao estilo do que aconteceu com os Tesla).

2 comentários:

  1. Viva,

    Já foi corrigido com o lançamento da 11.4, no dia 24:

    Update: The fix was originally implemented in betas of macOS 11.4. It was made available to the public in the macOS 11.4 release.

    ResponderEliminar