2021/06/16

Convites spam no Google Meet e Google Drive

Depois da praga de convites via Google Calendar, é a vez do Google Drive e Google Meet serem abusados para o envio de spam através dos seus convites.

Parece inconcebível que a Google, que tem que lidar com milhões de emails de spam por dia, pareça esquecer-se desse facto quando lança serviços que permitem enviar emails para utilizadores. Depois dos convites spam enviados como se fossem para eventos do Google Calendar, temos nova vaga de convites de spam que são enviados através do Google Drive e Google Meet. E como estes convites são enviados por um email genérico da Google, não há qualquer forma fácil de os filtrar sem que, com isso, também se filtrem os convites legítimos.


Adicionar uma forma que indicasse que se tratam de convites spam indesejados aos emails que se recebem destes serviços seria um bom primeiro passo para sinalizar que algo estava a ser feito, já que de outra forma a maioria dos utilizadores sentir-se-á impotente, especialmente por se tratar de algo enviado por um endereço de email "do not reply", que não dá qualquer opção a quem o recebe de fazer alguma coisa quanto a isso, a não ser que pesquisa formas de reportar utilização abusiva dos serviços, perdendo minutos a fazer o trabalho que deveria ter sido feito pela Google ou, no mínimo, facilitado com links de acesso imediato para indicar o que se está a passar.

Por outro lado, quando se quer fazer algo legítimo como transferir alguns milhares de endereços de email para um Google Group por causa da Google encerrar a subscrição por email Feedburner, aí já temos que lidar com limites, que apenas permitem ir adicionando utilizadores a "conta-gotas" diariamente...

1 comentário: