2021/06/17

Facebook vai testar publicidade em VR

Depois de ter começado a exigir uma conta Facebook para utilizar os Oculus, o FB dá o passo seguinte, começando a apresentar publicidade em realidade virtual.

O Facebook já tinha indicado que queria começar a apresentar publicidade nos Oculus VR, e agora revelou por onde irá começar. O jogo Blaston da Resolution Games será o primeiro estrear publicidade do Facebook em ambiente de realidade virtual, mas também duas apps VR da Oculus irão começar a fazê-lo já nas próximas semanas. O início de uma nova era que pode fazer temer a transposição do pior que se tem na web actualmente, com a publicidade excessiva, para os mundos virtuais - o que em nada iria ajudar a promover essa tecnologia.

Facilmente se pode imaginar que o cenário de sonho de ter um mundo de informação digital sobreposta no mundo real - com a chegada dos óculos de realidade aumentada em que muitas empresas estão a trabalhar - rapidamente se pode tornar num cenário de pesadelo, com o mundo real a ficar ofuscado pela quantidade de publicidade que os serviços quererão colocar à frente dos nossos olhos.

Esperemos que esse cenário não se venha a materializar, ou então, ao estilo do que acontece hoje em dia com muitos browsers, a primeira coisa que os compradores de óculos VR ou de realidade aumentada irão fazer assim que os tirarem da caixa, é procurar e instalar um ad-blocker que lhes permita ver aquilo que realmente desejam ver.

1 comentário:

  1. Eu acho que o mais ridículo é a degradação de um produto, um produto/serviço tão falado e que demorou muito tempo até se tornar real mas nada barato e com o tempo fica pior a olhos vistos, literalmente

    ResponderEliminar