2021/06/01

Notícias do dia

A LG fez chegar a Portugal os seus novos painéis solares LG NeON H; Xiaomi mostra carregamento a 200W e wireless de 120W; Amazon activa Sidewalk a 8 de Junho nos EUA; monitores CRT voltam a estar na moda para os fãs dos emuladores; e LEGO Art World Map é o maior conjunto LEGO de sempre com 11695 peças; e segredos nucleares expostos publicamente por militares em apps de questionários.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um tapete de rato XL RGB. E sendo início do mês, é também a altura ideal para aderires ao Clube AadM+, que te dá acesso a descontos e ofertas exclusivas, e este mês valeu um Poco X3 NFC.

Nvidia lança RTX 3080 Ti

A Nvidia volta a seguir a sua táctica habitual e anuncia o lançamento de uma versão melhorada da RTX 3080, a RTX 3080 Ti. Uma placa gráfica que visualmente é idêntica a uma 3080, mas que na prática acaba por ser praticamente uma RTX 3090 mas com metade da memória (12GB em vez de 24GB). A Nvidia promete um desempenho 50% superior à anterior 2080 Ti, e também esta placa vem com a limitação do processamento para gerar Ethereum, para tentar evitar que seja açambarcada para esse efeito e não chegue aos jogadores.

O preço de 1200 dólares também é indicador do quanto esta placa ficca mais próxima da RXT 3090 (1500 dólares) do que da RTX 3080 (700 dólares) - mas mantendo-se no mesmo patamar do preço de lançamento da anterior 2080 Ti.


Chips Exynos com RDNA 2 e ray-tracing

Entretanto, e porque uma notícia de GPUs nunca vem só. A Samsung revelou que fez uma parceria com a AMD - que acaba de anunciar uma série de novos GPUs RDNA2 para portáteis - para aplicar essa mesma tecnologia RDNA 2 aos seus SoC Exynos.

Até agora a Samsung, e maioria dos fabricantes de chips ARM, tem utilizado os GPUs Mali disponibilizados pela ARM, pelo que será bastante interessante ver que tal corre esta aposta num GPU com tecnologia RDNA2, que trará capacidades ray-tracing para o segmento mobile dos smartphones topo de gama e tablets.


Serviço financeiro Klarna mostrou dados de outros utilizadores

Mais uma grande "barracada" chega-nos da Klarna, que se assume como sendo o maior serviço europeu de fintech (confesso que nunca tinha ouvido falar deles), mas que deixou que quase 10 mil utilizadores tivessem acesso às contas de outros utilizadores, podendo ver informações como as suas moradas, telefones, e até os dados bancários e compras.

A empresa diz que o lapso apenas durou 31 minutos e um máximo de 9500 utilizadores, tendo sido devido a um erro humano e não a uma tentativa de hackingm, e que "não há motivos para alarmes". Ok, se dizem que não, está tudo bem. :)



Twitter entra na meteorologia com "Tomorrow"

O Twitter vai lançar um serviço de meteorologia "Tomorrow", onde para além do conteúdo gratuito também irá também irá tirar partido de todas as ferramentas para serviços pagos que o Twitter está a preparar, incluindo salas áudio pagas, e acesso a secções de perguntas e respostas também pagas.

Poderá considerar-se como sendo uma espécie de tubo de ensaio para, no futuro, aplicar a mesma fórmula a muitas outras áreas e começar a facturar à custa daquilo que, até ao momento, tem sido feito de forma gratuita - e que acaba por ser uma das fórmulas que as empresas tecnológicas mais apreciam: pegar em algo gratuito e torná-lo em algo a pagar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Apesar da evolução das ligações à internet por cabo, fibra e satélite, permitirem velocidades sempre crescentes, quem se quiser ligar usando um modem numa linha telefónica continua a estar limitado aos mesmos 56Kbps que se tinha há mais de duas décadas. A essa velocidade uma página web com 5MB demorará cerca de 12 minutos(!) a ser carregada. Dá que pensar, não?

3 comentários:

  1. "quem se quiser ligar usando um modem numa linha telefónica continua a estar limitado aos mesmos 56Kbps que se tinha há mais de duas décadas."

    É o tamanho do canal de voz. No gsm é mesma coisa. So que existe múltiplos canais.

    De qualquer forma:

    56kbps > rdis > adsl > vdsl

    Devido ao crosstalking existe muitas limitações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi abandonado. Já havia testes de gigabit a curta distância.

      Eliminar
  2. maior serviço europeu de fintech não tem uma pipeline com testes apropriados para prevenir isto nem testes de UI...dá que pensar

    ResponderEliminar