2021/06/30

Notícias do dia

LinkedIn deixa escapar dados de 700M de utilizadores; Google promete 5 anos de actualização para os Nest; como desactivar as sugestões indesejadas no Chrome; Xiaomi prepara smartphone com câmara de 192MP; e WD removeu validação de passwords que dificultaria eliminação de dados nos WD My Book Live.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos livro FCA escolhido para oferecer esta semana, Práticas de Python - Algoritmia e Programação. Participa e partilha. E sendo final do mês, é também o momento ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ com descontos e prendas exclusivas.

Reino Unido pede para não se usar encriptação nas mensagens de crianças

Com dificuldade em fazer passar medidas de proibição de encriptação nos serviços de mensagens para todos, o Reino Unido tenta uma táctica alternativa, tentado normalizar o seu uso nas contas para crianças. A governo britânico está a pedir aos serviços de mensagens e redes sociais que se abstenham de utilizar encriptação end-to-end (E2E) em contas associadas aos mais novos.

Parece que, a par da bebidas alcoólicas e carta de condução, também irá ser preciso atingir a maior idade no Reino Unido para se poder utilizar serviços de comunicação à prova de espionagem. Já agora, porque não proibir também que os mais novos possam usar redes WiFi com password, limitando-os apenas ao uso de redes abertas? E claro, nada de poderem usar também passwords nos seus computadores, caso os marotos queiram esconder alguma coisa!


Twitter faz desaparecer ordem cronológica da web (mas foi por engano)

O Twitter pregou um susto aos seus utilizadores, fazendo desaparecer a opção de ver os tweets por ordem cronológica na web. Um desaparecimento que foi imediatamente acompanhado de críticas e prontamente referido como tendo sido apenas um bug que já estaria a ser corrigido.

Bug ou não, o que é certo é que o Twitter há muito que tem tentado "empurrar" os utilizadores para o seu modo de ordenamento "mágico" em que, ao estilo do Facebook, é ele que escolhe o que acha que os utilizadores devem ver - com as óbvias sugestões de novas contas e conteúdos patrocinados.


Google Messages com eliminação automática de códigos OTP (na Índia)

A Google está a fazer alterações à sua app Messages de gestão dos SMS, aplicando um sistema de detecção automática de categorias, que também inclui uma secção para SMS de códigos de validação, com opção para que sejam eliminados automaticamente após 24 horas.

O sistema conta com uma secção para SMS pessoais, outro para transacções, outro para os códigos de autenticação / validação. Mas, por qualquer motivo, a Google apenas está a disponibilizar esta funcionalidade na Índia, não se sabendo se / quando poderá chegar ao resto do mundo. Por outro lado, considerando que os SMS há muito que são desaconselhados para qualquer coisa relacionada com segurança... se calhar até não será má ideia não facilitar a sua utilização para esse efeito.


Neeva põe à prova motor de pesquisa pago

Criado por dois ex-veteranos da Google, o Neeva é um motor de pesquisa que promete respeitar a privacidade dos seus utilizadores e nunca lhes apresentar publicidade. Mas, em troca disso, os utilizadores terão que se tornar clientes, pois este motor de pesquisa irá custar $4.95 por mês (com três meses gratuitos iniciais).

Numa altura em que a maioria das pessoas está habituado a ter este serviço gratuito, não será fácil convencê-las a pagar pelas pesquisas - mas - é também certo que a recente vaga de transição para serviços de subscrição tem conseguido cativar alguma clientela para apps e serviços que se pensaria não terem qualquer hipótese de o fazer. Pelo menos, ficamos sempre com a parte positiva de ficar com um valor de referência para o quanto poderemos valer para serviços como a Google e todos os outros que nos oferecem os seus serviços gratuitamente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: Ray Tomlinson criou o primeiro sistema capaz de enviar mensagens entre utilizadores em diferentes servidores na ARPANET em 1971, usando o símbolo @ para referenciar o nome do utilizador e o servidor de destino. Sistema que viria a ser conhecido por email e que, actualmente, dispensa apresentações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)