2021/06/27

Windows 11 será gratuito - para quem tiver Windows 10

A transição para o próximo Windows 11 será gratuita para quem já tiver um Windows 10 - que seja capaz de cumprir com os requisitos exigidos.

Ao estilo do que fez com o Windows 10, também no Windows 11 a Microsoft quer facilitar o processo de transição, dizendo que este novo Windows será disponibilizado como actualização gratuita para quem tiver Windows 10. Uma oferta que acaba por não ser tão generosa quanto se possa fazer, já que a exigência de ter módulo TPM e apenas funcionar nos CPUs de gerações mais recentes, faz com que nem sequer modelos como o próprio Surface Go de 2018 possam correr o Windows 11.

Mais uma vez a MS perde uma excelente oportunidade, a de disponibilizar o Windows gratuitamente para uso doméstico, sem asteriscos a esconder condições ou limitações - podendo continuar a cobrar aos fabricantes pela sua pré-instalação nos computadores, como sempre fez.

Ainda por cima nesta geração, onde as tais exigências fazem com que grande parte dos computadores com 3 ou mais anos se arrisquem a nem sequer poderem ter o Windows 11, pelo menos de forma oficial. É um verdadeiro banho de água gelada para quem estava a poder usar um Windows que, de uma forma ou de outra, ainda ia podendo funcionar em computadores com uma década ou mais.

Infelizmente, quanto às datas é que ainda não há nada concreto, com a MS a dizer unicamente que irá começar a chegar aos PCs "nas férias".

3 comentários:

  1. Vamos ter o pessoal a manter o win10 nos PCs antigos até ao fim do suporte do s.o. e nos PCs recentes a usar o win11, quer por upgrade quer pela aquisição de nova licença.
    A MS fica sempre a ganhar.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar