2021/06/26

PC Health Check diz se se pode instalar o Windows 11

A exigência de TPM para o Windows 11 vem complicar a vida aos utilizadores que desejarem fazer a actualização do sistema, mas a mais recente versão do PC Health Check da Microsoft dá uma ajuda.

Será natural que muitas das pessoas que usam o Windows 10 queiram fazer a mudança para o Windows 11 assim que ficar oficialmente disponível, mas essa tarefa poderá não ser tão simples quanto se desejaria, devido ao requisito de que o computador tenha um módulo TPM de segurança.

Para evitar frustrações durante o processo de instalação, a MS já disponibilizou uma versão actualizada do PC Health Check, que verifica a compatibilidade para o Windows 11 e, não menos importante, dá detalhes sobre o que está em falta no caso de tal não ser possível.


Parece que agora se pode juntar mais um motivo à decisão da MS de trocar do Windows 10 para o Windows 11 em vez de simplesmente permanecer no processo de melhorias contínuas por via das actualizações. É que este Windows 11 parece ter sido feito, acima de tudo, para incentivar à compra de um novo computador, deixando para trás todos os que não possuem o módulo TPM (nem o possam acrescentar como acessório).

1 comentário:

  1. Espero que a MS resista à pressão, e não deixe cair as medidas de segurança.
    Eu tenho uma board com alguns anos (CPU intel 8700k) e tenho a opção do TPM, que por defeito vem desligada.
    Não me parece que seja uma medida para obrigar as pessoas a comprar pc's novos, é uma questão de segurança.

    ResponderEliminar