2021/07/20

DuckDuckGo lança serviço de email privado

O DuckDuckGo continua a expandir as suas competências, e agora lança um serviço de email que promete garantir a privacidade dos utilizadores.

O DuckDuckGo Email Protection é um serviço de email que quer ajudar os utilizadores a manterem os seus endereços de email privados sem terem que mudar de serviço. Os utilizadores passarão a ter um endereço de email (gratuito) @duck.com, que reencaminhará os emails para a sua conta de email principal, qualquer que ela seja (gmail, outlook, etc.) No entanto, esse reencaminhamento já contará com um serviço de filtragem de trackers, para que o email que lá chega seja apenas e somente um email, sem qualquer trackers incluído que permita aos remetentes saber se / quando / onde os emails foram recebidos.


O serviço também permite gerar outros endereços de email privados para utilizar em serviços onde não se deseje usar o email principal, e facilmente cancelá-los. Ideal para aqueles sites / serviços que desconfiamos que irão partilhar o nosso endereço com o resto do mundo.

O DuckDuckGo diz que não faz qualquer análise aos conteúdos dos emails (além do necessário para a remoção dos trackers) e que não guarda qualquer registo dos mesmos - faz até questão de dizer que todo o processamento dos emails é feito exclusivamente em memória RAM, para que nunca chegue a estar gravado num disco ou SSD. Por agora o serviço é lançado em fase beta com adesões limitadas, com os interessados a poderem juntar-se à lista de espera através da app DuckDuckGo para iOS e Android (Settings > Beta Features > Email Protection).


P.S. Por agora o serviço apenas pode ser usado para receber email, não sendo possível enviar um email inicial a partir do endereço @duck.com

Actualização: Já está disponível em public beta acessível a todos.

1 comentário: