2021/07/21

Tesla abre Superchargers a outras marcas ainda este ano

Uma das grandes vantagens da Tesla - a sua rede de postos Supercharger - vai deixar de ser exclusiva, com Elon Musk a confirmar que os postos serão abertos a outras marcas de automóveis.

Ter postos de carregamento eléctrico exclusivos de uma única marca é um péssimo precedente que nos fazia temer que, num futuro não muito distante, se tivessem postos só para carregamento da marca "A", outros para carregamento da marca "C", e por aí em diante. No caso da Tesla, tem a atenuante de ter estado na linha da frente e de ter que resolver o problema da rede de carregamento para os seus próprios veículos sem ficar dependente do que o resto do mercado ou reguladores iam fazendo - mas coisa que agora começa a deixar de fazer sentido.

Foi o próprio Elon Musk que confirmou que a rede Supercharger irá ser aberta a outras marcas até ao final do ano.


É uma posição muito bem vinda (que nalguns países Europeus acaba por ser obrigatória, para poder continuar a receber subsídios e benefícios), e que também será de implementação muito mais simples na Europa do que nos EUA. Nos EUA os Tesla usam uma ficha proprietária, que significa que os outros veículos precisarão de um adaptador adicional. Felizmente, por cá os Tesla usam o conector standard CCS, pelo que será bastante mais simples para outros carros pararem num posto Supercharger e carregarem com a ficha que já utilizam habitualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)